Imprimir

Notícias / Variedades

Dor na frente do joelho? Conheça o problema

Dr. João Hollanda

Condromalácia patelar é um termo que se usa de forma genérica ao se referir às dores na parte da frente do joelho. Este desconforto pode ocorrer durante ou após exercícios de impacto ou que usam o joelho em posição muito dobrada, incluindo a corrida e o ciclismo. Pode acontecer também em atividades do dia a dia, como ao subir ou descer escadas ou ao ficar muito tempo sentado. É comum que a dor se exacerbe após uma viagem, por ficar muito tempo sentado, ou ao ir para o cinema.

Qual a causa da dor na condromalácia patelar?

A dor na condromalácia patelar decorre do contato entre a patela e a tróclea, que é um sulco do fêmur onde ela fica apoiada. Cada vez que dobramos ou esticamos o joelho, a patela desliza para cima e para baixo na tróclea. Quando há uma dificuldade em manter o bom alinhamento na perna, a congruência entre a patela e a tróclea é perdida, levando a uma sobrecarga sobre a patela. Esta sobrecarga é, em última análise  o que caracteriza a condromalácia patelar. Isso acontece, principalmente, em decorrência de desequilíbrios musculares ou de um mau controle neuromuscular.
 
Lesão na cartilagem

Muitas vezes se fala na condromalácia como um problema na cartilagem que reveste a patela. As lesões na cartilagem, porém, são mais a consequência do que a causa do problema: a condromalácia se inicia como uma sobrecarga de origem mecânica, sendo as lesões na cartilagem uma consequência desta sobrecarga. De fato, algumas pessoas com dor característica da condromalácia apresentam uma cartilagem normal, enquanto outras com a cartilagem já bastante comprometida apresentam pouca ou nenhuma dor.
 
Tratamento da condromalácia patelar

Um dos tratamentos mais prescritos no tratamento da condromalácia patelar são medicações ditas condroprotetoras, incluindo a glicosamina, a condroitina, os colágenos e as infiltrações do joelho com ácido hialurônico. Ainda que estas medicações tenham algum papel em pacientes que já tenham desenvolvido as lesões na cartilagem, o resultado não será bem sucedido caso o problema mecânico da condromalácia não seja abordado, incluindo o fortalecimento de musculaturas específicas e a melhora no padrão de movimento. A fisioterapia é, de fato, a base do tratamento da condromalácia.
 
Dr. João Hollanda
O dr. João Hollanda é médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Imprimir