Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Primeira-dama cita importância da arborização urbana e pede à população zelo do bem público

Da Redação - Fabiana Mendes

A primeira-dama Márcia Pinheiro participou do plantio de árvores da espécie Ipês no canteiro central da avenida Fernando Corrêa da Costa. A ação realizada na quinta-feira (31), faz parte da reestruturação viária que já contou com os serviços de recapeamento asfáltico, substituição da iluminação e a disposição de 250 mudas de plantas. A líder das ações sociais no município ressaltou a importância da arborização urbana para devolver à Cuiabá o importante título de Cidade Verde.

Leia mais:
Semob leiloa veículos apreendidos e não retirados em Cuiabá

Na ocasião, a primeira-dama efetuou, de forma simbólica, o plantio de uma das mudas semeadas ao longo do trecho da avenida que vai da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Essa importante ação da prefeitura é fundamental não só pra o embelezamento urbano, mas também para à saúde. Estudos comprovam os benefícios gerados por essa natureza urbana, principalmente por conta do nosso clima seco. Estamos retornando com o título de Cidade Verde, mas para isso precisamos contar com a conscientização da população para cuidar dessas plantas e assim garantir os benefícios”, disse.

O apelo para o zelo do patrimônio público foi abordado em decorrência das inúmeras plantas furtadas, quebradas e arrancadas encontrado pela equipe que trabalha para garantir o plano de arborização da prefeitura.

“Somente essa semana foram encontradas 32 plantas quebradas, em menos de 24 horas. Já teve casos de furtos, então pedimos à população que nos ajude a fiscalizar, denunciar e zelar pelo patrimônio que é da própria sociedade”, reforçou a primeira-dama.

As mudas de Ipês são uma doação do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o Juvam, e não acarreta em nenhuma disponibilização de recursos públicos. A ação de plantio está dentro do projeto Verde Novo e busca o desenvolvimento sustentável e ambiental, através do engajamento de toda a sociedade.  

Plano de Arborização

No período de 2017 a 2020, juntamente com o projeto Verde Novo, a prefeitura efetuou o plantio e distribuição da mais de 80 mil mudas de árvores entre as espécies estão os Ipês (amarelo, rosa, roxo e branco), Jacarandá, Aroeiras, Peroba Rosa, Angico, além de espécies frutíferas como Pitombeira, Goiabeira, Tamarindo, Mangueira, Cajueiro, Caca, Jabuticabeira e Cupuaçu. 

O Município também criou o programa Disque Cidade Verde, por meio do qual a população pode solicitar o plantio utilizando o telefone (65)99331–7826. No entanto, o programa está temporariamente suspenso, por conta da pandemia da Covid-19. 

Além disso, nas mais de 90 praças entregues pela atual gestão também são feitas o trabalho de arborização. O plantio também abrange os quatro parques públicos municipais, sendo o Parque da Família e o da Nascente criados pela atual gestão, e as principais avenidas da Capital.
 
Imprimir