Imprimir

Notícias / Cidades

Câmeras irão multar motoristas que fazem manobras na contramão em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou que iniciou a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica para multar os condutores que insistem em fazer manobras na contramão. No primeiro momento, a ação será orientativa. Porém, após o período de adaptação, haverá multa. A infração é a principal do trânsito da Capital.

Leia mais:
Multas aplicadas pela Secretaria de Ordem Pública chegam a quase R$ 300 mil na pandemia

Um dos pontos que receberam destaque, por conta do alto registro de acidentes, é o encontro entre as avenidas General Mello e Miguel Sutil. No local, mesmo com a existência de toda sinalização necessária, os condutores insistem em efetuar a arriscada manobra de conversão na contramão. A região é uma das que já receberam a instalação de uma câmera. 

Por se tratar de um equipamento híbrido, fará o registro de infrações como velocidade, avanço semafórico, parada sobre a faixa e conversão indevida. Por enquanto, a nova ferramenta ainda está em fase de testes, apenas como caráter orientativo aos motoristas. “A partir do momento que forem validadas as infrações, a Semob fará ampla divulgação para orientar e informar da existência desse equipamento de controle”, disse o supervisor do Centro de Controle de Mobilidade Urbana, Fabiano Dimitrio.

Conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consta no capitulo XV que trata das infrações, artigo 9º, é considerada infração grave, com penalidade de multa, executar operação de conversão à direita e ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização. Atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%, para as 150 faixas monitoradas. 

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica. A medida visa garantir maior segurança tanto dos motoristas como dos pedestres.

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as com maior fluxo de trânsito diariamente e, consequentemente, as que mais registram acidentes. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação.

Outro investimento foi feito em equipamentos que possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso.

“Todos esses investimentos, que terão como principais resultados um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações da gestão Emanuel Pinheiro, que tem como meta de trabalho transformar Cuiabá em uma cidade boa para se viver”, pontuou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
Imprimir