Imprimir

Notícias / Política MT

Pedro Taques lidera intenção de votos para o Senado em VG, mas também sofre com rejeição

Da Redação - Wesley Santiago

A primeira rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados realizada em Várzea Grande, publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto, coloca Pedro Taques como o preferido dos entrevistados da Cidade Industrial para o cargo ao Senado, mas também o com mais rejeição. Já em um cenário em que o nome dele não é colocado na disputa, Carlos Fávaro e Nilson Leitão empatam tecnicamente.

Leia mais:
Emanuelzinho lidera intenções de voto para prefeitura de Várzea Grande, aponta Olhar Dados
 
Na modalidade estimulada, onde uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, Pedro Taques aparece em primeiro com 8,1% da intenção de votos dos entrevistados em Várzea Grande. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou menos.
 
Depois, aparecem: Nilson Leitão (5,2%); Carlos Fávaro (4,2%); José Medeiros (3,5%); Elizeu Nascimento (3%); Tenente-Coronel Rúbia (1,2%); Valdir Barranco (1%); Euclides Ribeiro (1%). Os que não souberam ou não responderam totalizam 66,7% e que votariam branco, nulo ou nenhum 6,2%.
 
Já em um cenário também estimulado, mas desta vez sem Pedro Taques, quem aparece em primeiro é Carlos Fávaro, com 5,4%. Ele é seguido de perto por Nilson Leitão, com 5,2%. Depois, aparecem: José Medeiros (3,2%); Elizeu Nascimento (3,2%); Valdir Barranco (1,5%); Tenente-Coronel Rúbia (1%); Euclides Ribeiro (0,7%).
 
Os que não souberam ou não responderam totalizam 72,1% e os que votariam em branco, nulo ou nenhum 7,7%.

Apesar de ser o preferido dos entrevistados, Pedro Taques também sofre com forte rejeição. Dos entrevistados, 14,6% não escolheriam o ex-governador para a vaga ao Senado. Na sequência, aparecem: Nilson Leitão (4%); Tenente-Coronel Rubia (2,5%); Carlos Fávaro (1,7%); José Medeiros (1,7%); Valdir Barranco (1,5%); Feliciano Azuaga (1,5%); Euclides Ribeiro (1,5%); Reinaldo Moraes (1,2%); Elizeu Nascimento (1%).
 
Dos que não souberam ou não responderam, são 47,2% e que escolheriam nenhum, branco ou nulo, 21,7%.

A pesquisa
 
Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste primeiro levantamento, feito em Várzea Grande, o instituto realizou 405 entrevistas entre os dias dez e 14 de setembro para captar a percepção geral da população da Cidade Industrial a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT00397/2020. A margem de erro é 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Imprimir