Imprimir

Notícias / Política MT

Chapa de Barranco com ex-reitora defende fim da Lei Kandir e se diz a única contra o 'projeto reacionário'

Da Redação - Isabela Mercuri

O deputado Valdir Barranco (PT) foi lançado pré-candidato ao Senado na noite desta quarta-feira (16), em convenção realizada no Hotel Paiaguás. A primeia suplência fica com a ex-reitora Maria Lucia Cavalli Neder (PCdoB), e a segunda com a Vice-presidente estadual do PT, a professora universitária aposentada e ex-vereadora Enelinda Scala (PT).

Leia também:
PT prepara candidatos para campanha online e pode trazer Lula e Dilma para Cuiabá

Barranco aparece como candidato da esquerda diante de um cenário com muitos nomes ligados à direita. Segundo ele, uma das lutas será pela reforma tributária, para que os ricos paguem mais que os pobres. "Não dá pra gente conceber a tributação sobre eles [agricultores] que isenta eles através da Lei Kandir, principalmente os maiores... nós temos aqui no estado 180 mil propriedades rurais, dessas apenas quatro mil são propriedades grandes e só 81 são propriedades realmente de latifúndio. Então são esses os grandes beneficiários e eles estão desonerados de pagar impostos em função da exportação. Então nós queremos trabalhar para criarmos aqui oportunidades para os pequenos, para a agricultura familiar, que defenda esses que estão abandonados, mas também pra que o agronegócio possa continuar produzindo, gerando superávit para o país, mas industrializando aqui, gerando emprego e impostos", afirmou. 

O candidato também se colocou como uma das únicas chapas diferentes na corrida pelo Senado: "Eu acredito que nós teremos várias candidaturas sendo mais do mesmo, disputando um único projeto. Um projeto reacionário, conservador. E nós defendemos a vida, o emprego, os direitos dos trabalhadores, dos servidores públicos, a oportunidade de fazer um embate no Senado da República num momento que nós temos lá uma proposta de reforma administrativa, proposta de reforma tributária... será uma candidatura mais alinhada com o povo, que está passando neste momento por uma enorme dificuldade, com a economia afundando no nosso país, tenho certeza que vai precisar do nosso trabalho em defesa dos eleitores de Mato Grosso", completou.

Participam do evento nesta noite a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Logo após a convenção, por volta das 19h30, o PT-MT fará um grande ato virtual em prol da candidatura, com a participação online da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), de lideranças petistas de todo o Estado e representantes de Movimentos Sociais. Há a expectativa de que o ex-presidente Lula também apareça de forma remota. 

O nome de Barranco foi escolhido pelo partido ainda no mês de maio. A ex-vereadora de Cuiabá Enelinda Scala também havia apresentado seu nome para a disputa, mas o partido acabou pelo deputado.

O partido também lança nesta quarta-feira (16) o nome do ex-juiz federal Julier Sebastião à Prefeitura de Cuiabá, em chapa pura com a  a professora Vera Bertolini na vice. Julier inclusive já participou de eventos virtuais com nomes importantes da sigla em todo o país, como o candidato a presidente da República em 2018, professor Fernando Haddad.
Imprimir