Imprimir

Notícias / Cidades

Câmera de segurança flagra incêndio criminoso em Cuiabá; assista

Da Redação - Fabiana Mendes

Uma câmera de segurança flagrou uma mulher ateando fogo em um matagal às margens de um córrego na Rua 55 do bairro Boa Esperança, em Cuiabá. O episódio foi registrado no último domingo (13). As imagens circulam nas redes sociais.

Leia mais:
Investigadora da PJC morre vítima da Covid-19 após 25 dias na UTI

De acordo com uma moradora da região, que preferiu não ter o nome revelado, a câmera está instalada em um canil para ver a movimentação. Depois de alguns dias do incêndio, levantou-se a hipótese da câmera ter flagrado o autor.

“Ninguém sabia se era criminoso ou não. Pelas imagens que descobrimos. A gente passou as imagens para o sindico de um condomínio para ele ver se alguma câmera poderia ter pego a pessoa que ateou o fogo”, informou.

Segundo ela, no dia do incêndio o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado. Um vizinho até tentou apagar as chamas com um balde, mas não conseguiu. Apesar do susto, não houve registro de feridos e nem de danos aos imóveis próximos.

O terreno onde houve o incêndio fica ao lado da antiga boate Sayonara.

Veja vídeo: 

 

Crime

O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos. 

A Lei complementar nº 004/1992 também proíbe as queimadas de vegetação nos terrenos baldios. Mesmo que o dono do terreno não tenha dado início ao fogo, é dele a responsabilidade pelo cuidado do imóvel. A multa começa com R$ 950 e aumenta conforme o tamanho do terreno.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do telefone 193, é a principal fonte receptora de denúncias de queimadas, cujas ocorrências são atendidas prioritariamente pelo Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil municipal também atua nesses casos e está apta a receber denúncias pelo telefone (65) 3623–9633, em horário comercial, ou pelo e-mail defesacivil@cuiaba.mt.gov.br.

 
Imprimir