Imprimir

Notícias / Cidades

Imagens mostram 'antes e depois' de fazenda atingida por queimadas no Pantanal; veja

Da Redação - Wesley Santiago

Imagens divulgadas neste fim de semana mostram o antes e o depois da Fazenda São Francisco, que fica localizada no Pantanal mato-grossense e foi atingido pelas queimadas que assolam toda a região. O verde que era visto em março deste ano deu lugar às cinzas e tristeza para o proprietário do local.

Leia mais:
Imagens mostram 'antes e depois' das queimadas na Transpantaneira em Mato Grosso
 
As imagens da esquerda mostram que o verde tomava conta da fazenda em março deste ano. Porém, já na direita, é possível ver todo o estrago causado pelo fogo. Em um campo cheio de cinzas, praticamente nada restou. Até as árvores que estão em pé acabaram destruídas pelas queimadas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Primeiro vídeo foi feito em março/20 e o segundo foi feito hoje no Pantanal - MT!! 😕 via: @vittoriamachado_

Uma publicação compartilhada por Céu de MT | Mato Grosso 🇧🇷 (@ceudemt) em


 
A pecuarista Vitória Machado, que foi quem publicou o vídeo nas suas redes sociais, comentou sobre a cena triste. “Hoje vim até a fazenda São Francisco, ver o que o fogo nos deixou. A tristeza do meu pai em ver o que ele tanto cuidou ser tomado pelo fogo, fica explicito em seu semblante, é doído ver tudo que vi. Mas passou, agora é olhar pra frente e seguir, com muita garra e fé”.
 
Outro comparativo
 
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o antes e depois da MT-060, também conhecida como rodovia Transpantaneira, que liga Poconé a Porto Jofre. A primeira foto mostra a região em período de alagamento e a segunda, durante as queimadas que já atingiram mais de um milhão de hectares do bioma.

Imagens mostram 'antes e depois' das queimadas na Transpantaneira em Mato Grosso 
A comparação chocante foi compartilhada no Instagram do Destinos Turísticos MT e gerou muitos comentários lamentando a situação que o Pantanal sofre há cerca de dois meses. "Imensamente arrasada, por culpa nossa mesmo, pela nosso consumismo, pela nossa ignorância, nosso ego, nossa ganância, é uma tristeza!", lamentou uma internauta. 
 
Dados da ocupação do Pantanal apresentados pelo coordenador de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida (ICV), Vinícius Silgueiro, mostram que 25% do território do bioma é ocupado por 32 grandes fazendas. Mais de 1,3 milhão de hectares foram queimados neste ano, ou seja, 22% do bioma.
Imprimir