Imprimir

Notícias / Cidades

Instituto emite alerta de onda de calor com grande risco de morte em Mato Grosso

Da Redação - Fabiana Mendes

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para onda de calor em Mato Grosso com grande risco de morte por hipertermia. Ou seja, elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar, seus metabolismos.

Leia mais:
Onda de calor pode aumentar risco de infarto e AVC, alerta médico

O aviso começou na segunda-feira (5) e deve durar por cinco dias em que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média. O Instituto recomenda contatar a Defesa Civil para obter mais instruções. Atualmente, o órgão emite alerta via SMS.
 
Por meio de mensagens de celular, a população é orientada sobre quais procedimentos devem ser adotados diante do risco de altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
 
Para aderir ao sistema de prevenção é muito simples: se você receber mensagens de texto da Defesa Civil em seu celular informando sobre o serviço de alerta de desastres, basta responder com o CEP residencial.
 
Assim, o usuário é cadastrado automaticamente e começa a receber as orientações. Caso não chegue nenhum SMS, é possível aderir ao sistema mandando mensagem de texto com o CEP de casa para o número 40199.
 
O INMET aponta que Cuiabá terá a máxima de 42ºC nesta terça-feira (6) e mínima de 29ºC. Na quarta-feira (7), a máxima é de 41ºC com mínima de 28ºC.
 
Imprimir