Imprimir

Notícias / Política MT

Veja resultado da primeira pesquisa para prefeito de Cuiabá realizada após início do horário eleitoral

da Redação - Isabela Mercuri

A quinta pesquisa de intenções de voto do Instituto Olhar Dados foi realizada entre os dias 10 e 12 de outubro, logo após o início do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. No cenário estimulado, Emanuel Pinheiro (MDB) segue na dianteira, com 38,7% das intenções de voto, seguido de Roberto França (PATRI), que tem 14,5%, e Abílio Junior (PODE), com 13,5%.

Leia também:
Emanuel abre vantagem e pesquisa aponta reeleição contra qualquer adversário no segundo turno

Os outros candidatos têm, todos, menos de 10% das intenções de voto no cenário estimulado: Gisela Simona (PROS) está com 6,6%, Julier Sebastião (PT) com 1%, Gilberto Lopes (PSOL) com 0,3%, e Aécio Rodrigues (PSL) com 0,2%. Além disso, 18,6% não souberam ou preferiram não opinar, e  6,6% disseram que votariam nulo, em branco ou não votariam em nenhum dos candidatos.



No cenário espontâneo, em que é perguntado ao entrevistado: “Se as eleições fossem hoje em quem o senhor votaria para prefeito?”, sem elencar as possibilidades, a maior parte não sabe (38,9%). Neste caso, Emanuel também está em primeiro lugar, com 30,3% das intenções de voto.



Abílio tem 12,5% das intenções no cenário espontâneo, Roberto França tem 9,2%, Gisela Simona, 3,5%, Julier Sebastião 0,5% e Gilberto Lopes, 0,2%. O candidato Aécio Rodrigues não apareceu nas entrevistas espontâneas. Neste caso, 4,9% disseram que não votariam em ninguém, ou que votariam em branco ou nulo.

Rejeição

Foi questionado aos entrevistados, ainda, em quem eles não votariam de jeito nenhum. Neste caso, Emanuel Pinheiro tem 18,5% de rejeição; Roberto França tem 10%; Abílio Junior tem 9,6%, Aécio Rodrigues tem 5,3%, Paulo Grando tem 1,8%, Julier Sebastião tem 1,6%, Gisela Simona tem 1,3%, e Gilberto Lopes, 1%. Há ainda 33,8% que não souberam ou não responderam, e  17,1% que responderam “nenhum”.



A pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento o instituto realizou 608 entrevistas entre os dias 10 e 12 de outubro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição MT-06412/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre os dias 03 e 05 de outubro (veja aqui).
Imprimir