Imprimir

Notícias / Política MT

Procurador Mauro mantém a dianteira e Taques diminui rejeição em mais de 10% em Cuiabá; veja números

Da Redação - Wesley Santiago

Quinta rodada de pesquisa de intenções de voto do Instituto Olhar Dados, publicada com exclusividade pelo Olhar Direto, mostra que o candidato do PSOL, Procurador Mauro, continua a ser o preferido dos cuiabanos para garantir a vaga deixada pela juíza aposentada Selma Arruda no Senado Federal, nas eleições que acontecem este ano. O levantamento é o primeiro realizado após o início do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. Pedro Taques (SD) continua com o maior índice de rejeição, mas conseguiu diminuí-lo em mais de dez pontos percentuais.

Leia mais:
Procurador Mauro cresce e continua a liderar intenção de voto em Cuiabá; Leitão ultrapassa Fávaro
 
Em um cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, Procurador Mauro aparece com 17,3% das intenções de voto. Depois, vem o deputado Elizeu Nascimento, com 9,7% e Carlos Fávaro, com 8,2%.
 
O candidato do PSOL teve uma ligeira queda nas intenções de voto, já que na última rodada aparecia com 18,1% das intenções de votos. Na quarta posição aparece o ex-governador Pedro Taques, com 7,6%. Nilson Leitão, que antes era o terceiro colocado, com 9,2%, agora tem apenas 4,4%, sofrendo uma queda considerável e figurando como o quinto na disputa.
 
Na sequência, aparecem os seguintes candidatos: José Medeiros (4%); Cel Fernanda (3%); Valdir Barranco (0,8%); Euclides Ribeiro (0,8%); Reinaldo Morais (0,5%); Feliciano Azuaga (0,3%). Do total de entrevistados, 34,8% não responderam ou souberam opinar e 8,6% escolheram a opção branco, nulo ou nenhum.



Espontânea
 
Na pesquisa espontânea, modalidade em que o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, quem está à frente também é o Procurador Mauro, com 8,1% das intenções de voto. Depois, aparecem: Elizeu Nascimento (5,1%); Carlos Fávaro (3,8%); Cel Fernanda (2,3%); Pedro Taques (2,1%); Nilson Leitão (1,8%); José Medeiros (1,6%); Euclides Ribeiro (0,8%); Reinaldo Morais (0,7%).
 
Nesta modalidade, 61,8% dos entrevistas não souberam ou preferiram não responder e 11,8% optaram pela opção branco, nulo ou nenhum.



Rejeição
 
Quem continua a ter bastante rejeição para o Senado entre os cuiabanos é o ex-governador Pedro Taques (SD). O nome dele desagrada a 18% dos entrevistados. Porém, apesar disto, ele conseguiu reduzir o índice, já que na rodada anterior estava com 29,2%, tendo uma queda expressiva de mais de dez pontos percentuais.
 
Depois, aparecem na lista: Procurador Mauro (4,4%); Nilson Leitão (3,8%); Carlos Fávaro (2,6%); Valdir Barranco (1,8%); Reinaldo Morais (1,3%); José Medeiros (1,3%); Euclides Ribeiro (1%); Elizeu Nascimento (1%); Feliciano Azuaga (1%) e Cel Fernanda (0,8%).
 
Do total de entrevistados, 13% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 49,9% não souberam ou preferiram não responder ao questionamento.



A pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento o instituto realizou 608 entrevistas entre os dias 10 e 12 de outubro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição MT-06412/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre os dias 03 e 05 de outubro (veja aqui).
Imprimir