Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura libera trânsito no viaduto das Torres nesta sexta; veja como ficou

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cuiabá informou que entrega nesta quinta-feira (22) o viaduto José Maria Barbosa, localizado no entroncamento entre as avenidas Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres) e Érico Preza. Com a conclusão da obra, o trânsito de veículos já será liberado a partir das 6h de sexta-feira (23).

Leia mais:
Após um ano e quatro meses, viaduto da Avenida das Torres será inaugurado no próximo domingo
 
A obra foi iniciada em junho de 2019 e recebeu o investimento de R$ 16.340.726,63. Edificado com base nos estudos técnicos feitos pela equipe de engenharia da Prefeitura de Cuiabá e respeitando todas as normas da construção civil estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o elevado possui 200 metros de cumprimento, 18 metros de largura, e aproximadamente 150 metros de muro de terra armada.

 

Este é o primeiro viaduto construído 100% pela Prefeitura de Cuiabá e seu projeto englobou ainda a instalação de iluminação de LED em toda estrutura e serviços complementares como jardinagem, pintura dos pilares de sustentação, dando colorido ao cinza do concreto, além de adequação na rotatória e construção da rede de drenagem nas vias laterais. A Secretaria de Obras Públicas também executou o trabalho reparo em todas as vias do entorno que, durante a obra, foram utilizadas como rotas de desvio.
 
De acordo com o estudo de viabilidade, o viaduto deve impactar positivamente da rotina de 10 mil pessoas de forma direta e cerca de 90 mil indiretamente. A expectativa é de que a estrutura elimine um congestionamento de veículos que gerava uma fila de aproximadamente 30 minutos no trecho em que foi construído.

O levantamento do viaduto deve contribuir ainda para o crescimento econômico da região e melhorar o acesso aos serviços públicos ofertados nos bairros das regiões Leste e Sul.
 
COMO FICA O TRÂNSITO?
 
Com a entrega do viaduto José Maria Barbosa, todos os desvios e bloqueios implantados, provisoriamente, nas vias adjacentes serão desfeitos e o trânsito volta a funcionar com rotas permanentes. Para auxiliar o condutor nesses primeiros dias de adaptação, agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos, prestando as orientações necessárias.
 
Somado a isso, a Diretoria de Engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) destaca que todo trabalho de implantação da sinalização viária vertical e horizontal já foi executado, a fim de garantir maior fluidez durante o trajeto e segurança tanto para os motoristas como para os pedestres que passarem pelo local.



Imprimir