Imprimir

Notícias / Política MT

Gisela planeja implantar creche com gestão 24h para atender mães que trabalham à noite

Da Redação - José Lucas Salvani

A candidata do Pros à Prefeitura de Cuiabá, Gisela Simona, planeja implantar uma creche com gestão de 24h para atender as mães que trabalham à noite, segundo proposta em seu Plano de Governo. Gisela também pretende construir 11 novas creches do modelo tradicional até 2024, visto que existe um déficit de vagas para 11.571 crianças em Cuiabá, segundo dados de 2018 (33,79%).

Leia mais:
Gisela e Fabrício defendem fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura e planejam capacitação de profissionais

"Não podemos deixar que elas percam uma oportunidade de trabalho eventual por falta de onde ter que deixar seus filhos em segurança ou expô-la a situação insalubre e sem segurança nos postos de trabalho e o poder público tem que garantir essa proteção. Está no Estatuto da Criança e do Adolescente e assim o faremos", afirma a candidata.

Apesar de funcionar 24h, a nova unidade não estará disponível para cuidar da criança durante este período de tempo. A creche visa atender apenas no horário que mãe, pai ou responsável trabalha. Para isso, uma equipe multidisciplinar fará um minucioso estudo para analisar o horário de trabalho com devida comprovação.

O modelo de Creche 24 Horas vai envolver as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, já que se trata de mais horas das crianças em creche. Antes da implantação, será feito um mapeamento rigoroso das demandas para evitar que a família terceirize de vez o cuidado com as crianças, porque é direito das crianças a convivência comunitária.

Para a efetivação da proposta, haverá necessidade de investimentos em salas e equipes para propor atividades diversificadas. “Vamos organizar turnos diferenciados de atendimento contemplando concurso público específico para atendimento desse horário diferenciado, mas tomando o cuidado para que a criança não passe mais que 8 horas na creche", completa Gisela.
Imprimir