Imprimir

Notícias / Política MT

Gisela promete cursos de qualificação com bolsa de R$ 500 para jovens cuiabanos

Da Redação - José Lucas Salvani

A candidata a prefeitura de Cuiabá, Gisela Simona (PROS), irá ofertar cursos de qualificação com bolsa de R$ 500 para os jovens e encaminhamento para a primeira experiência profissional, por meio do programa Emprega Mais. Nesta semana, ela e seu vice, maestro Fabrício Carvalho, assinaram uma carta de compromisso com o Conselho Estadual da Juventude (Conjuv) e receberam propostas de políticas públicas da União Estadual dos Estudantes (UEE), e que vem ao encontro do plano de governo da chapa.

Leia mais:
Na briga pelo voto, Gisela conquista mulheres e 'esquecidos', mas enfrenta desafio de ser anônima

"É no diálogo que a gente acerta. Eu posso ter a visão do que é o melhor, mas eles estão sentindo na pele. Estamos felizes por esta oportunidade de diálogo com os jovens e também por sabermos que o nosso programa de governo já contempla ações por eles propostas", disse a candidata.

Durante a reunião entre Gisela e os representantes dos órgãos, foram elencadas demandas que precisam ser atendidas para contemplar os jovens de Cuiabá. "A gente vê que a ausência de vagas em creches faz com que jovens mães interrompam os estudos por não terem onde deixar os filhos", comentou a presidente da UEE, Amandla Souza.

A líder estudantil ainda destaca ainda a questão da acessibilidade a cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, porque o passe livre implementado em Cuiabá é somente para ir à escola. "No contra turno ele não consegue se deslocar porque não tem o dinheiro do passe para se deslocar até o centro da cidade".

Daniel Vitor, presidente do Conjuv, afirma que a carta de compromisso do conselho contempla toda a diversidade da juventude cuiabana nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer, espaços públicos, entre outros. "Estamos entregando esta carta a todos os candidatos a prefeito e vamos acompanhar todo esse processo a fim de garantir políticas públicas para os jovens na próxima gestão".

Além de criar espaços de esporte e lazer, internet em locais público e criar 11 creches para suprir a demanda, Gisela também quer fortalecer o Conselho. “[Eles] têm formação paritária, com membros da sociedade civil organizada e do poder público, têm reuniões mensais onde se ouve as necessidades e delibera ações que são importantes para a prefeitura. Ao mesmo tempo avalia constantemente os serviços que estão sendo feitos. É relevante que o gestor tenha essa abertura para ouvir e fazer as deliberações para atender a quem precisa", reconhece Simona.
Imprimir