Imprimir

Notícias / Cidades

Parque Mãe Bonifácia deve ficar fechado por pelo menos mais 15 dias

Da Redação - Vinicius Mendes

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) afirmou que o Parque Mãe Bonifácia deve permanecer fechado por pelo menos mais 15 dias. Até o momento já foi divulgada a morte de 13 macacos, dentro do parque. Os laudos que apontarão a causa das mortes devem ficar prontos em cerca de 15 dias.
 
Leia mais:
Parque Mãe Bonifácia permanece fechado após número de macacos mortos subir para 13
 
O Parque Estadual Mãe Bonifácia permanece fechado para varreduras sanitárias e isolamento devido a morte dos 13 macacos sagui. Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR.

De acordo com a Sema, os exames são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses. A última atualização sobre o número de animais mortos foi na sexta-feira (6).
 
Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos. No último dia 6 a previsão divulgada era que os laudos deveriam ficar prontos no prazo mínimo de 20 dias.
 
Animais que forem encontrados debilitados, serão colocados em quarentena em estrutura específica dentro do próprio Parque. A Sema afirmou que as atividades do Parque Mãe Bonifácia só serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local.
Imprimir