Imprimir

Notícias / Cidades

Câncer de próstata é a segunda principal causa de morte pela doença em homens e médico faz alerta

Da Redação - Fabiana Mendes

A campanha Novembro Azul foi criada em 2003 tinha a finalidade de advertir sobre a relevância do câncer de próstata e sensibilizar os homens para os exames de prevenção. Com o tempo tornou-se um marco para discutir e estimular a necessidade de os homens cuidarem da saúde de forma integral. Com a pandemia o movimento recebe mais incentivo, intensificando as mensagens de cuidado com a saúde do homem.

Leia mais:
Cuiabá tem redução de casos semanais e menor número de mortes pela Covid-19 desde junho

"Há ainda muita resistência masculina na prevenção. O preconceito relacionado ao toque retal é uma barreira para a maioria dos homens. Não há motivos para correr o risco de ter uma doença tão séria por falta de um exame indolor que dura segundos", destaca o médico urologista e professor do curso de Medicina da Unic Beira Rio, Carlos Evaristo Metello.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A consulta com o médico especialista irá conscientizar sobre a importância do exame, riscos e sequelas. O urologista através do exame de toque e do PSA (antígeno prostático específico) poderá detectar alterações na glândula, que sugerem câncer. Quando diagnosticado um tumor em estágio inicial, há uma maior possibilidade de tratamentos, menos agressivos e com menos consequências.

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton.
Imprimir