Imprimir

Notícias / Política MT

Com prazo de validade vencendo, exames de Covid-19 devem ser devolvidos ao Governo Federal

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Isabela Mercuri

Com prazo de validade se aproximando, os exames para o diagnóstico do novo coronavírus destinados pelo Governo Federal para Mato Grosso poderão ser devolvidos ao Ministério da Saúde nas próximas semanas. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.
 
Leia também
Quase sete milhões de testes da Covid-19 podem vencer sem serem usados; senador de MT cobra explicações

 
De acordo com o secretário, não será possível fazer o uso da grande quantidade de exames e o Governo do Estado já avalia devolvê-los ao Governo Federal, que estuda revalidar a data de vencimento com a Anvisa Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
“O Ministério da Saúde já mandou um número de aproximadamente 106 mil para Mato Grosso e estamos avaliando a possibilidade de fazer a devolução porque não há possibilidade de consumo disso no prazo de validade. O Ministério da Saúde também está buscando a revalidação do prazo de vencimento”, disse o secretário.
 
“A Anvisa encaminhará uma amostra destes testes para uma reanálise e ai pode ser prorrogado a validade do teste. Vamos tratar deste assunto amanhã com o ministro em Brasília”, explicou.
 
Uma reportagem divulgada pelo jornal 'O Estado de São Paulo', no último domingo (22), mostrou que o país corre o risco de perder 6 milhões e 680 mil de testes para o diagnóstico do novo coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde, o chamado RT-PCR, por conta da data de validade.
 
Ao Olhar Direto, o secretário afirmou que parte destes testes chegaram em Mato Grosso, porém eles não estão completos e que não tem utilidade em mandar apenas ele para os estados.
 
“Os componentes que existem em Guarulhos são utilizados para amplificação que é uma das etapas do teste. Existe a parte de coleta, a da extração e da amplificação. Portanto, só existe o componente para extração em 10% deles, então mesmo que eles chegam aos estados não vão ter utilidade porque não vai ter o kit completo”, disse.
Imprimir