Imprimir

Notícias / Cidades

Morre aos 91 anos Dom Bonifácio, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Morreu na noite deste sábado (28) o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, aos 91 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Santa Casa desde 23 de novembro.

Os detalhes da morte de Dom Bonifácio ainda não foram divulgados. Ele foi internado na UTI da Santa Casa como uma medida de prevenção, devido a sua idade avançada. Ele ompletou 91 anos no dia 13 de maio. 

Em boletim divulgado nesta tarde, já se antecipava que a situação de Dom Bonifácio era preocupante. Ele estava respirando com a ajuda de máscara de oxigênio, e estavam sendo utilizados medicamentos para controlar a pressão, sendo que foi necessário aumentar a dose.

Na ocasião, ele já se mostrava bastante muito fraco. Dom Bonifácio morava na Mitra Arquidiocesana, ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, no alto do Morro do Seminário, com outros sacerdotes e Dom Milton.

Dom Bonifácio tem mais de 45 anos de serviços prestados à comunidade católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio nasceu em 1929 no estado de Santa Catarina. Ele já morou em São Paulo e na Itália, onde estudou Filosofia e Teologia. Em quase quatro décadas, ajudou a ampliar a presença da Igreja Católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio é arcebispo emérito, ou seja, já superou a idade de 75 anos, que limita o exercício do ministério episcopal. Ele já participou da construção de mais de 200 igrejas em Mato Grosso.

Atualizada às 21h20
Imprimir