Imprimir

Notícias / Política MT

Primeira reunião na Câmara expõe corrida pela Mesa Diretora e apresenta vereadores eleitos

Da Redação - Max Aguiar / Do Local - Carlos Gustavo Dorileo

A disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá começa a ficar mais intensa com o decorrer dos dias e principalmente com a definição do prefeito eleito no último fim de semana. Quatro nomes surgem para disputar a cadeira de presidente, sendo que três são da base de Emanuel Pinheiro (MDB) e o único da oposição é o candidato Diego Guimarães (Cidadania). 

Leia mais:
"Ganhar ou perder não faz você mudar suas opiniões", diz Mauro após vitória de Emanuel

Advair Cabral (PTB), Renivaldo Nascimento (PSDB) e Marcrean Santos (Progressistas) são os vereadores reeleitos e da base de Pinheiro que já estão fazendo alianças em busca de apoio pela aprovação da maioria. Vale lembrar que a eleição da nova Mesa Diretora será no mesmo dia da posse, dia 1º de janeiro de 2021, em apenas duas horas após a efetivação de cada um no cargo. 

Durante a primeira reunião com todos os vereadores eleitos que irão trabalhar na próxima legislatura cuiabana, apenas tenente coronel Paccola (Cidadania) não compareceu. 

Eles discutiram não apenas a direção da Casa de Leis, mas também remanejamento de gabinete, uso de comissionados, secretarias e funcionários. Representando o atual presidente, vereador Misael Galvão (PTB) que não foi eleito, Advair Cabral comandou os trabalhos desta tarde e explicou alguns termos do regimento. 

Um pontos anorados foi que a maioria das regras não tem mudança, por conta da casa ter o regimento presidencialista. Um dos vereadores novatos, Demilson Nogueira (Progressistas) subiu o tom e disse: "se o sistema não for de parlamentarismo, nós temos que mudar. Somos a mudança. Somos o novo". Advair apenas rebateu e disse: "aqui seguimos o regimento" e continuou a reunião.

Depois disso, cada vereador teve o direito de dois minutos de fala e em seguida se todos cumprimentaram. Entre as discussões, ficaram assuntos que ainda não foram definidos, mas que terão de ser acertados em breve. Um deles é locação de cada vereador para o próximo mandato e qual o número da sala.

"Eles podem discutir livremente com cada vereador que não se reelegeu sobre suas salas. Só ponderamos que não se pode mexer na instalação do prédio, porque se derrubar uma parede, é perigoso cair tudo em cima da cabeça. O resto é livre. Não tem sorteio de gabinete. Quem vai ficar com qual é decidido por cada um de forma livre", disse Advair. 

No fim, após o término da reunião, alguns vereadores ficaram de bate-papo pelos corredores e outros saíram. Alguns discutiam apoio para a Mesa Diretora e outros apenas se apresentavam. O clima, antes de qualquer sessão, por enquanto, é bem amistoso. O desejo de boa sorte e cordialidade ainda é feito por todos que cruzam os corredores do Palácio Paschoal Moreira Cabral, sede da Câmara Municipal de Cuiabá.
Imprimir