Imprimir

Notícias / Política MT

“Não podemos sair condenando as pessoas antes da verdade”, diz secretário sobre acusação contra presidente do Indea

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda defendeu cautela quanto ao caso de suposto assédio sexual envolvendo Marcos Catão Dornelas, presidente do Indea, órgão subordinado a sua Pasta. Quando questionado sobre eventual punição ao acusado, o gestor afirma que o tema será debatido com o governador Mauro Mendes (DEM).

Leia também:
Mendes critica atuação do Governo Federal para vacinação e diz que tentou comprar doses da Pfizer


“Não podemos sair tomando decisões vitimizando pessoas e condenando outras antes que a gente tenha a verdade. São questões que precisam ser analisadas com muito critério. As pessoas tem o direito à ampla defesa. (o Indea) é um órgão estratégico para o Estado, que vem tendo grandes melhorias. A gente vai se reunir, dar o direito das pessoas se defenderem e tomar a decisão que for melhor para o estado”, disse, ao chegar no Palácio Paiaguás, na manhã desta quarta-feira (13).

Catão foi acusado por uma ex-servidora do Indea, que registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher em novembro de 2020 (o caso só ganhou repercussão agora), quando a suposta vítima pediu exoneração. O assédio sexual teria acontecido em um dos dias em que ela precisou entrar na sala do presidente para repor as garrafas d’água, quando ele passou a dar investidas verbais, realizando também ato obsceno. Mesmo com a situação, a vítima foi trabalhar no dia seguinte, mas só tomou coragem para fazer uma denúncia após relatar ao seu pai o que aconteceu.

Cesar afirma que esse é o primeiro caso de suposto assédio que teve conhecimento envolvendo servidores do órgão. “É muito difícil imaginar se isso é verdade ou mentira. O presidente é um homem de família, já soltou uma nota à imprensa se defendendo, e isso será analisado por todo o governo. Não estou defendendo o que aconteceu, até porque se aconteceu é muito grave. Não posso firmar um julgamento antes de ouvir as pessoas”.

O secretário faz questão de ressaltar que o estado está acima das pessoas e que o Indea tem função primordial para a economia de Mato Grosso. Para ele, é preciso ter uma diretoria que trabalha com tranquilidade, para que o órgão possa entregar um bom trabalho para a população. “Isso que é o principal. Sobre as questões pessoais, cada um irá se defender. Cabe o ônus da prova quem acusa e cabe o acusado ter direito de se defender. Não estou defendendo nenhum dos lados”.

“Exoneração é uma decisão que não é só minha. O melhor é ele ter condições de se defender e resgatar a verdade que ele defende. Se pra isso, o melhor é se afastar, é uma decisão dele também, mas é uma decisão de estado, que será discutida”, completou.

Miranda também comentou sobre possível reparação a vitima por parte do governo, já que ela pediu exoneração justamente pelo suposto assédio. O secretário reforça que tudo depende da investigação policial. “Por isso que se tem boletim de ocorrência, investigação policial e essa moça, se for boa profissional, não vai faltar oportunidade de emprego”.
Imprimir