Imprimir

Notícias / Educação

Enem tem ‘maior índice de abstenção da história’ e MT fica acima da média nacional

Da Redação - Isabela Mercuri

O índice de abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 57,1% em Mato Grosso, número maior que a média nacional, que chegou a 51,5%. Apesar de o número ser preliminar, ele já indica o maior percentual de abstenção da história do exame. Antes deste ano, o maior índice havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Em 2019, o índice do primeiro dia ficou próximo a 23%.

Leia também:
Estudantes são mandados a campus errado e alguns conseguem entrar após fechamento do portão do Enem; fotos e vídeos

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) lamentou a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no último domingo (17), em meio aos aumentos no número de casos de Covid-19. “Essa é maior ausência desde que iniciamos a realização do ENEM. Como ficará o atendimento a esses estudantes que faltaram à prova? Lutamos até o fim, inclusive na Justiça para que o Exame fosse adiado, mas o governo insistiu em manter a prova em meio ao aumento dos contaminados pela Covid-19 e o resultado foi essa abstenção sem precedentes já no primeiro final de semana da prova”, afirmou.
 
A deputada também criticou a fala do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que disse no domingo (17), que a realização do Exame 2020, em meio a pandemia foi “algo vitorioso”. “Vitória para quem? Os estudantes que faltaram ao exame para se protegerem da pandemia, com certeza não saem vencedores, pois não poderão acessar às Universidades Públicas. A maioria dos estudantes mais humildades não tiveram acesso aos estudos durante à pandemia, pois as aulas foram suspensas. Para esses alunos também não há vitória”, criticou.
 
Em Mato Grosso, em 2019, o índice de abstenção no primeiro dia foi de 25,9%. Neste ano, houve 98.924 inscritos, e apenas 42.426 presentes. Havia, no estado, provas em 57 municípios, 253 locais e 3610 salas de prova.
Imprimir