Imprimir

Notícias / Política MT

Cuiabá deve vacinar mil pessoas até esta quinta-feira e as 8.027 até segunda-feira

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que todas as 8.027 doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) serão aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente até a próxima segunda-feira (25). Até o final desta quinta-feira (21), segundo ele, já deve haver mil pessoas vacinadas.

Leia também:
Cadastro para profissionais de saúde se vacinarem é iniciado e primeiras vagas já se esgotam; veja detalhes

O anúncio foi feito durante entrevista feita via live do Instagram do site Olhar Direto, na tarde desta quinta-feira (21). Segundo o prefeito, 400 pessoas foram vacinadas na quarta-feira (20), mais seiscentas deveriam ser vacinadas nesta quinta-feira (21), mais mil pessoas na sexta-feira (22) e duas mil por dia no sábado (23), domingo (24) e segunda-feira (25). Depois disso, o município aguardará as outras 8.027 doses para aplicar nas mesmas pessoas em 14 a 28 dias.

Com o baixo número de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, serão vacinados nesta primeira fase somente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à pandemia. Segundo Emanuel, a expectativa é pela chegada de novas doses para iniciar a imunização também de outros grupos de risco. O prefeito ainda afirmou que irá tentar fazer a compra direta de novas vacinas nas próximas semanas.

Vacinação

Inicialmente, estavam sendo vacinados profissionais encaminhados mediante lista dos hospitais públicos e privados que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), enfermarias e pronto atendimento que atendem pacientes com Covid-19, bem como unidades polo da atenção primária. Agora, no entanto, foi disponibilizado um pré-cadastro pelo site da Prefeitura de Cuiabá. Assim, os trabalhadores da saúde que desejem se vacinar deverão se pré-cadastar pela internet, inserindo dados pessoais, como o número do cartão SUS (que deve estar atualizado), número do CPF, profissão/cargo que exerce na unidade hospitalar. No site da campanha "Vacina Cuiabá", consta o aviso de que somente profissionais devem se cadastrar.

Após fazer o pré-cadastro no site, a pessoa deve se dirigir ao Centro de Eventos do Pantanal. Para ter acesso ao local, é preciso ter em mãos o número do cartão SUS e um documento que comprove que trabalhe em unidade hospitalar na linha de frente da Covid-19. A enfermeira Luciana Victória, responsável pelo setor de Registro da central de vacinação, explica que a comprovação pode ser feita mediante apresentação de carteira profissional, crachá, cópia da escala de plantão do mês.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já solicitou a todos os hospitais públicos e privados que atendem pacientes com Covid-19 na capital enviem a lista de funcionários aptos a serem imunizados, ou seja, aqueles que estão na linha de frente do combate à doença.

O acesso ao Centro de Eventos do Pantanal este sendo controlado, por questão de segurança. Dentro do prédio, a pessoa é recebida com uma senha e aguarda para ser chamada ao setor de Registro, onde é feito o lançamento do paciente no sistema do Ministério da Saúde. Em seguida, ocorre a etapa da vacinação e, depois, existe um espaço pós-vacina, onde a pessoa vacinada aguarda sentada por 30 minutos para que, em caso de reação adversa, receba atendimento médico imediato. 

Lives

Emanuel foi o primeiro a participar do projeto de lives no perfil do Olhar Direto no Instagram. As entrevistas ao vivo serão realizadas todas as quintas-feiras no @olhardiretooficial. Assista a íntegra da entrevista:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Olhar Direto (@olhardiretooficial)

Imprimir