Imprimir

Notícias / Cidades

Guarda municipal de Várzea Grande tem novo comando em 2021

Da Redação - Isabela Mercuri

A Guarda Municipal de Várzea Grande iniciou o ano de 2021 sob novo comando do guarda municipal Alisson Baracat, como comandante, e de Alexander como subcomandante. Baracat, que é primo do prefeito Kalil (MDB),é  formado em gestão e segurança pública e já passou por todas as funções da linha de frente da Guarda Municipal. Já Alexander é mestre em ciências ambientais e florestais, campeão mundial de jiu-jitsu e também da linha de frente da GM nas ruas.

De acordo com a assessoria de imporensa, com a proposta de estarem sempre juntos nas reuniões, o novo comando já deu início a uma jornada de encontros e visitas recebendo os vereadores Jero Neto (MDB) e Rosy Prado (DEM) que conheceram os projetos da instituição, setor de trânsito, setor de educação e ensino, teatro de fantoches, coordenadoria operacional, defesa civil e junta militar. "A GMVG está de portas abertas aos nossos vereadores", disseram o comandante e o subcomandante. Está previsto, inclusive, uma visita à câmara dos vereadores.

Ainda durante a primeira semana do novo comando, comandante e subcomandante estiveram em reunião com os comandantes do 25° e 4° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e 15° Cia Independente de Força Tática, para discutir os programas e planos de ação para promover a segurança pública em Várzea Grande.

O comando também esteve em reunião com o Sr. David Pintor, Presidente da Câmara de Dirigentes lojistas de Várzea Grande, CDL/VG para verificar as necessidades dos empresários lojistas da cidade em relação à segurança pública municipal com a finalidade de melhorar o atendimento à população. "A ideia é firmar algumas parcerias, temos alguns projetos e queremos implantá-los", afirmou o comando.

Sistema integrado

Em visita ao CIOSP para verificar o despacho das ocorrências que chegam através do 190 e são irradiadas às guarnições de rua da Guarda em Várzea Grande, na ocasião, o comando da GM foi convidado pelo secretário de segurança pública do estado, Alexandre Bustamante, para debater sobre a integração. “Teremos o nosso boletim de ocorrência totalmente informatizado, no sistema do estado" disse o comandante Baracat, "com mais essa integração, nós teremos uma projeção maior, teremos índices, e através desses índices, fica mais fácil buscar recursos para a nossa instituição”, completou o subcomandante GME Alexander.

Em visita ao secretário municipal de educação, Sílvio Fidélis, o novo comando da GM garantiu a continuidade aos projetos teatro de fantoches e ronda escolar, além de apresentar mais dois novos projetos sociais em combate ao bullying e à violência infantil. "Queremos mais que isso, temos um microônibus, e nele está embarcado uma tecnologia avançada em monitoramento, vamos utilizar esse ônibus nas praças e também nas escolas”, afirmou Baracat.

Já em visita ao secretário interino de saúde, Gonçalo Barros, o novo comando garantiu a continuidade dos trabalhos de enfrentamento e contenção ao covid-19. “A GMVG está na linha de frente desde o início, atuando com as equipes de vigilância sanitária, essa luta não está sendo fácil, tivemos que efetuar várias prisões por aglomerações, entrar em festas, ter contato com pessoas infectadas, tivemos muitas baixas em nosso efetivo, comprometendo, inclusive o atendimento das ocorrências em alguns períodos, mas continuamos na luta e, juntos venceremos!", disse o subcomandante.

A Guarda ainda está 24h protegendo ao estoque das vacinas, realizando a escolta, prevenindo distúrbios que possam ocorrer nos deslocamentos até às unidades de saúde onde estão sendo vacinadas as pessoas prioritárias nessa primeira etapa. “Estamos esperançosos por uma GM melhor, estamos alinhados com a tropa e o prefeito Kalil Baracat, teremos mais reuniões com outras categorias, com instituições coirmãs. Há uma expectativa por uma reformulação salarial e um concurso público para ainda este ano”, completou o comandante.
Imprimir