Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá registra cerca de 100 novos casos de Covid-19 todos os dias e mais de 1000 por semana

Da Redação - Fabiana Mendes

Os casos de Covid-19 na capital mato-grossenses aumentaram consideravelmente desde dezembro do ano passada. A média é de 100 novas infecções diariamente e 1000 por semana. Os dados são do Informe Epidemiológico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais:
Motoristas com dívidas no Detran podem realizar parcelamento com cartão de crédito através de plataforma on-line

Após o declínio de casos observado no período de 11 de outubro a 05 de dezembro, novo aumento foi registrado a partir da semana entre 06 a 12 de dezembro, até a semana 24 a 30 de janeiro, tendo, em todas elas ultrapassado 1.000 casos/semana.

A semana com maior número de casos foi entre 03 a 09 de janeiro (semana epidemiológica 01) e entre 10 a 17 de janeiro (semana epidemiológica 02), com 1.595 e 1.298. Esta semana foram 741 casos notificados e na semana passada, 671. Ou seja, houve aumento novamente.

Em comparação a essas semanas que constituem os meses de dezembro e janeiro, houve redução do número de casos notificados nas primeiras duas semanas de fevereiro.

As últimas quatro semanas (17 de janeiro a 13 de fevereiro) concentraram 7,0% dos casos notificados desde 14 de março, com média de 868,5 casos/semana enquanto nas quatro semanas anteriores (20 de dezembro a 16 de janeiro), a média foi mais elevada (1.237,3 casos/semana), indicando redução da média de casos semanais, influenciada principalmente pelo número de casos notificados nas duas últimas semanas.

Nesta semana epidemiológica foram notificados 106,6 casos novos por dia, valor pouco superior ao da última semana, mas inferior as outras duas semanas anteriores.

O número de casos notificados semanalmente deve ser sempre observado com cautela tendo em vista que, muitos casos ocorridos nesta semana, e que ainda não foram confirmados, poderão ser acrescidos nas próximas semanas. Isso ocorre também para outras semanas, contudo com menor intensidade.

Desta forma, embora tenha se verificado o declínio de casos registrados nas três últimas semanas, o aumento em semanas anteriores indica a necessidade de monitoramento e intensificação das medidas de controle para evitar novo crescimento dos casos em Cuiabá.
Imprimir