Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá fecha polo de vacinação após doses de imunizantes acabarem

Da Redação - Fabiana Mendes

A Prefeitura de Cuiabá decidiu fechar temporariamente o polo de vacinação no Centro de Eventos do Pantanal, até que novas doses do imunizante contra a Covid-19 chegue na Capital. Com a divulgação da distribuição nos estados, começou uma grande especulação e consequentemente muitas dúvidas sobre o retorno da campanha.

Leia mais:
Mato Grosso tem aumento de 306% em casos de malária e Saúde alerta municípios

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, é importante que a população tenha tranquilidade, pois assim que Cuiabá receber as doses, a campanha será retomada com segurança.

“Temos recebido muitas perguntas sobre pessoas que estão tentando fazer o agendamento, mas não conseguem. Neste momento de suspensão temporária da campanha o agendamento está fechado. Nós abrimos a agenda no dia anterior à vacinação, porque a equipe da TI faz uma checagem nos dados dos agendados para garantir que a pessoa realmente faz parte do grupo contemplado”, explicou Valéria.

Outra dúvida recorrente é em relação à segunda dose dos trabalhadores da Saúde que têm o prazo de 28 dias para serem imunizados. Valéria esclarece que todas as doses de vacinas recebidas em Cuiabá já vieram com a especificação sobre o grupo a ser vacinado e quais eram primeira ou segunda dose.

“Recebemos do Estado primeiramente as vacinas destinadas à primeira dose e quando chegou perto do prazo, recebemos as vacinas de segunda dose. Atualmente temos no nosso estoque apenas 3120 doses destinadas à segunda dose dos idosos, que começarão a ser aplicadas em 11 de março. Estamos aguardando o recebimento ainda de 3030 vacinas para a segunda dose dos trabalhadores da Saúde aprazados para 28 dias”, comentou.

A coordenadora reitera que não é a Prefeitura de Cuiabá que faz a reserva da segunda dose. “Nós realizamos a vacinação à medida que recebemos as doses do Estado. É importante que pessoas que ainda não receberam a segunda dose entendam que não é propositalmente. Tão logo a gente receba essas doses, faremos a imunização deste grupo, mas não nos informaram ainda quando essas doses chegarão”.

Doses destinadas para Cuiabá para vacinação até o momento:

20/01 – Coronavac – 8027 doses (para primeira dose)
26/01 – AstraZeneca – 6630 doses (para primeira dose)
26/01 – Coronavac – 3030 doses (para primeira dose)
27/01 – Coronavac – 510 doses (para primeira dose)
02/02 – Coronavac – 496 doses (para primeira dose)
02/02 – Coronavac – 8027 doses (para segunda dose)
09/02 -  Coronavac – 3120  (para primeira dose idosos a partir de 85 anos)
09/02 – Coronavac – 992 doses (para segunda dose)
09/02 – Coronavac – 680 doses (para primeira dose)
19/02 - Coronavac – 3120  (para segunda dose idosos a partir de 85 anos)
Imprimir