Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro Mendes e ex-governador comparecem a enterro de Frederico Campos; veja vídeos

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

A morte do ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, de 93 anos, por complicações da covid-19, foi lamentada por diversas personalidades.  O governador Mauro Mendes (DEM) e Júlio Campos (DEM) compareceram ao enterro. A Polícia Militar também participou honraria fúnebre ao ex-político com uma salva de tiros em seu enterro. O ex-ministro da Agricultura e também ex-governador Blairo Maggi (PP) se manifestou por meio de nota.
 
Leia também: 
Ex-governadores Maggi e Julio Campos lamentam morte de Frederico Campos


Governador de Mato Grosso nos anos de 1979 e 1983, indicado pelo então presidente Enersto Geisel, Frederico Campos foi, cinco anos depois, eleito prefeito de Cuiabá, governando o município entre 1989 a 1993.

A promissora carreira política de Frederico, que deixou um legado à administração pública do estado, rendeu diversas homenagens e lamentações à sua morte. Ex-ministros, governadores, prefeitos e grande parte da classe política sentiram a dor da perda por Campos.  

“Lamento profundamente o falecimento de Frederico Campos, que foi o 2º a governar Mato Grosso após a divisão que deu origem a Mato Grosso do Sul. Frederico também foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos e deixa um legado na política e na história do Estado. Meus pêsames a todos os seus familiares e amigos”, publicou Blairo Maggi em seu perfil de Instagram.

Em vídeo gravado e publicado, o ex-governador de MT e ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal, Júlio Campos (DEM), destacou a parceria entre eles na duplicação, à época, da Avenida da FEB. Além disso, ressaltou que, enquanto Deputado Federal, foi porta-voz de Frederico no Congresso Nacional em Brasília. “Andando com ele nos ministérios para que não faltassem os recursos para o seu governo, que foi o primeiro após divisão e que teve muitas dificuldades com o Governo Federal”, relatou Campos. 

“Em não deixou Mato Grosso perecer após a divisão territorial que foi um temor muito grande naquela época [...] Portanto, sou muito grato a figura do Doutor Frederico Campos que não só me apoiou na política para ser seu sucessor, como também me ajudou muito quando eu governador e ele já ex-governador”, lamentou Júlio Campos em homenagem.

Mauro Mendes, atual chefe do executivo estadual de Mato Grosso, também lamentou a morte de Frederico e estava presente em seu enterro, ao lado de Júlio Campos.

A Polícia Militar de Mato Grosso também prestou honras fúnebres, com salva de tiros, ao ex-governador Frederico Campos, de 93 anos. O comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, ressaltou a importância da atuação do ex-governador na história da política de MT. “Em nome da Polícia Militar o coronel Assis presta condolências aos familiares do ex-governador desejando que nesse momento de luto recebam o conformo necessário na fé e no amor em Deus”, lamentou o coronel.



 
Imprimir