Imprimir

Notícias / Política MT

Governo relata dificuldade em comprar vacinas e vai a Brasília negociar doses da Sputnik

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Em mais uma tentativa de adquirir doses de alguma vacina contra a Covid-19, o governador Mauro Mendes (DEM) negocia a aquisição de doses da Sputnik V, imunizante russo produzido no Brasil pela farmacêutica União Química. O democrata tem uma agenda em Brasília, nesta terça-feira (1º), com outros governadores, para tratar sobre o tema.

Leia também:
Mauro questiona posicionamento de Emanuel e diz que cabe ao MPE ‘enquadrar’ prefeitos que não seguirem decreto

Mauro tem tentado a aquisição de 1,5 mil doses para acelerar a vacinação dos mato-grossenses, mas que, até agora, não conseguiu resultado positivo. “Se encontrar, nós temos dinheiro para comprar. Problema é encontrar quem queira vender. Amanhã eu tenho uma reunião lá na União Química, com a Sputnik, e mais 15 ou 20 governadores. Queremos fazer uma grande compra. Já consegui encontrar vacina para setembro, mas eu quero agora. Muito longe para a nossa expectativa”, disse, em conversa com a imprensa, nesta segunda-feira (1º).

Além disso, o governador adianta que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já adiantou que irá requisitar as eventuais doses de imunizantes que governadores ou prefeitos conseguirem comprar. Dessa forma, as vacinas vão para o Programa Nacional de Imunização (PNI), que fará a distribuição igualitária com todos os estados e municípios.

Por fim, Mauro criticou, indiretamente, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que anunciou a adesão ao consórcio formado por gestores da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas. Diz que é fácil fazer tal anuncio, mas que é preciso ter dinheiro.

“Todos os governadores estão tentando comprar. Espero que eles consigam. Agora, soltar matéria dizendo que quer comprar vacina (...) tem gente dizendo que quer comprar vacina, mas nem dinheiro pra isso tem. É a vista. É cash”, completou.
Imprimir