Motorista de aplicativo é detido por desacato a fiscal da Semob durante manifestação; veja vídeos
Da Redação - Isabela Mercuri
O motoristas de aplicativo, Flávio Mesquita Munhoz da Silva, conhecido como ‘Guerreiro’, de 38 anos, foi detido na tarde desta quarta-feira (17), durante manifestação contra a alta do preço dos combustíveis. A detenção aconteceu na Avenida Getúlio Bargas. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o motorista foi detido por desacato à autoridade.
Em vídeo divulgado nas redes sociais o homem que foi detido afirma que o ‘amarelinho’, fiscal da Semob, não quis receber um ofício e estava repreendendo os motoristas porque estavam trocando de carros. Nas imagens, Guerreiro diz que o servidor chamou a Polícia alegando desacato. “ Vamos acompanhar até o Cisc, é todo mundo para [ir para] o Cisc”, diz o homem. Veja:
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado, os agentes de trânsito contaram que acompanhavam a manifestação quando o motorista se aproximou dos fiscais e disse: "Chegaram agora, seus merdas", dentre outras ofensas.
Os agentes ainda contaram que o motorista havia chamado outros companheiros para se aproximarem, gesticulando com as mãos e incitando uma possível agressão. Neste momento, os agentes deixaram o local e foram até a base da Polícia Militar.
Os policiais compareceram ao local e detiveram Flávio, que foi levado para a Central de Flagrantes. Eles ainda checaram o sistema e encontraram diversos Boletins de Ocorrência em desfavor do motorista.
Segundo a Semob, os amarelinhos acompanham a manifestação para fazer a organização do trânsito, e o presidente do Sindicato começou a agredir os amarelinhos dizendo que eles estavam multando os motoristas. Em uma imagem de câmera de segurança é possível ver as discussões:
A secretaria se manifestou por meio de nota:
ATUALIZAÇÃO: Ao contrário do que Olhar Direto havia noticiado, o motorista preso não é presidente do sindicato.
Nota à imprensa
O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, lamenta a atitude desrespeitosa sofrida pelos agentes de trânsito que acompanhavam carreata realizada na tarde desta quarta-feira (17) e que sofreram agressões verbais durante ato legítimo do exercício de suas funções.
Lembra que em todas as manifestações que ocorrem na cidade, a Semob- Secretaria de Mobilidade Urbana - está presente para organizar o tráfego de veículos e garantir o direito de livre manifestação dos participantes dos protestos, assim como o direito de ir e vir daqueles que transitam pelas vias por onde ocorre às manifestações.
Lamentavelmente, na tarde de hoje foi preciso que os agentes acionassem a Polícia Militar diante da situação de obstrução da via.
Para se resguardarem, os agentes registraram um boletim de ocorrência - onde explicam que alguns motoristas que participavam do ato público na avenida historiador Rubens de Mendonça (Av. Do CPA) - estavam atrapalhando o trânsito já que decidiram descer do carro, o que colocou em risco suas vidas e de terceiro. Em um determinado momento uma ambulância foi impedida de passar pela via.
A Semob reitera o compromisso com a população e se coloca a disposição.
A Associação de Motoristas de aplicativo (AMA-MT)também se manifestou por meio de nota:
Nota
AMA-MT, vai ser sempre afavor do diálogo seja com o poder público ou privado, já mais vamos aceitar vandalismo ou quaisquer outras coisas do género.
Por isso a ama, e seus cooperados não participou e não apoia as atitudes tomadas nos vídeos e fotos que circulam nos grupos de motoristas por Aplicativos.