Imprimir

Notícias / Política MT

Rondonópolis, Primavera e Sinop deixam ‘risco muito alto’ e podem suspender quarentena

Da Redação - Isabela Mercuri

As cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop e outras deixaram a classificação de “risco muito alto” de contágio da Covid-19, segundo informação do Governo do Estado de Mato Grosso divulgada na noite da última terça-feira (13). Com isso, não é mais necessário decretar ‘quarentena obrigatória’.

Leia também:
Cuiabá e VG deixam lista de cidades com risco muito alto e não precisam prorrogar quarentena

A Prefeitura de Rondonópolis, por exemplo, já divulgou que irá permitir a reabertura do comércio. De acordo com a assessoria de imprensa, o “toque de recolher” estipulado pelo decreto do Governo do Estado, permanece das 21h até às 4h59. As áreas públicas de lazer, como praças e parques permanecem fechados e impedidos de realizar qualquer tipo de aglomeração. Permanecem valendo também todas as normas de saúde e biossegurança no controle da pandemia exigidos pela Vigilância Sanitária. 

Os estabelecimentos comerciais em geral poderão abrir as portas de segunda a sábado até as 20h. Já os supermercados e mercados funcionarão de segunda a domingo, até às 20h. Quanto aos bares, restaurantes e similares, não haverá restrição da lei seca, e estes poderão funcionar normalmente de segunda a sábado até às 20h e, domingo até às 14h, obedecendo a norma de distanciamento de 1,5 m entre as mesas, e 30% da taxa de ocupação.

As escolas particulares, curso e faculdades poderão retomar as aulas presenciais com observação de 30% da capacidade das salas. Já as Igrejas poderão realizar cultos e missas de segunda a domingo até às 20h.

O prefeito ainda afirmou, na reunião, que “depois que se iniciou o processo de imunização na cidade, caiu bastante a procura por atendimento nas unidades de Sentinela, que atendem exclusivamente pacientes com sintomas gripais e/ou da Covid-19”. 

“Avançamos um pouco, mas isso ainda não é o que esperamos! A situação continua grave e precisamos muito da cooperação da população para evitar aglomerações em casa ou na rua. Todos devemos praticar o distanciamento social e adotarmos cuidados essenciais como uso regular de máscara de proteção; e higienização com álcool gel e lavagem das mãos com sabão. Se todos ajudarem, em pouco tempo poderemos evoluir para a classificação de risco moderada e até leve”, disse Zé Carlos do Pátio.

Veja as cidades que permanecem com "risco muito alto" e devem fazer quarentena obrigatória:

Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Curvelândia, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Mirassol D’Oeste, Novo São Joaquim, Paranaíta, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Querência, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu, Sapezal, Tangará da Serra e Torixoréu.
Imprimir