Imprimir

Notícias / Política MT

AMM refuta lentidão de municípios na aplicação de vacina: “prefeitos estão muito bem acordados”

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Presidente da AMM, Neurilan Fraga (PL) saiu em defesa dos prefeitos que estão sendo cobrados pelo governador Mauro Mendes (DEM) por conta da lentidão da vacinação contra a Covid-19. Ela garante que na maioria dos municípios as doses são aplicadas assim que chegam. Explica que muitos gestores enfrentam dificuldades para manter a atualização do avanço da vacinação no sistema do Ministério da Saúde.

Leia também:
Mauro garante que Estado entrega vacina em até 48h e cobra celeridade de prefeitos

“Os prefeitos estão muito bem acordados. O que existe são alguns desencontros. Questiono os prefeitos todos os dias sobre como está a vacinação. O que acontece é que muitas vezes ou quase sempre o sistema do Ministério da Saúde está fora do ar. Temos vários municípios de Mato Grosso com dificuldades de internet”, disse nesta sexta-feira (16).

Pela imprensa, Mauro tem cobrado os prefeitos dos 141 municípios. Afirma que as vacinas são disponibilizadas aos prefeitos em até 48 horas após recebê-las do Ministério da Saúde e que além de aplicar é necessário que os gestores informem a vacinação no sistema. De acordo com a assessoria de imprensa, até o momento Mato Grosso recebeu 618.760 doses de imunizantes do Ministério da Saúde.

Neurilan explica que além da questão da internet e sistema fora do ar, até 26 de março havia a orientação de que os municípios deveriam reservar doses previstas para a aplicação da segunda dose. O entendimento foi mudado e o Ministério da Saúde autorizou que os prefeitos vacinem a população com todas os imunizantes disponibilizados.

O dirigente ainda reclama de um problema ocorrido na Semana Santa, quando os municípios ficaram muitos dias aguardando a liberação para retirar novas doses. Quando o ministério destina as vacinas para Mato Grosso, imediatamente registra quantas doses foram enviadas, mas na Semana Santa as doses chegaram na quinta, véspera do feriado, e só chegou aos municípios na terça. Então, nesse período constava que Mato Grosso havia recebido a quantidade de doses, mas não estava no município para serem aplicadas. Há alguns ajustes a serem feitos”.

Levantamento divulgado pelo Governo do Estado, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que até terça (13), das 618.760 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 355.323 (57%), sendo 268.218 como primeira dose e 87.105 como segunda dose.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Aripuanã (93%), General Carneiro (86%), Jaciara (86%), Rondolândia (81%), Planalto da Serra (81%), Juína (79%), Conquista D’Oeste (78%), Sorriso (78%), Alto Boa Vista (77%) e Nortelândia (76%).
Imprimir