Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá usou 81% do estoque da primeira dose de vacina contra a Covid-19; veja o ranking

Da Redação - Michael Esquer

Cuiabá aplicou, até terça-feira (20), 66.697 das 83.113 doses de vacina contra a Covid-19 que recebeu do estado para a primeira dose, o que corresponde a 81% do total. Várzea Grande, por sua vez, aplicou 18.337 das 28.249 que recebeu, o que corresponde a 65% do total. Os números constam do documento com o ranking da vacinação nos municípios de Mato Grosso, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). 

Leia também:
Se fosse um país, MT seria a terceira nação com mais mortes de Covid-19 por milhão

A cidade que mais aplicou primeiras doses foi Gaúcha do Norte, que recebeu 573 e aplicou 2.028, a diferença, no entanto, se dá porque muitas das doses são destinadas a populações indígenas na região, e os municípios podem ter registrado as doses aplicadas das aldeias localizadas nas cidades vizinhas.

Sem contar os municípios com populações indígenas, o que mais aplicou foi Nova Guarita, que recebeu 845 e já vacinou 849 pessoas com a primeira dose. Em último lugar está Mirassol D’Oeste, que aplicou apenas 49% das primeiras doses recebidas, ou seja, 1.465  das 2.966.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, após a distribuição, cabe a cada município organizar o agendamento e a aplicação das vacinas nos grupos prioritários, que atualmente engloba as fases 1 e 2 definidas pelo Governo Federal. 

O Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários, e não pela quantidade total da população. Ou seja, estados com maior número de idosos e profissionais de saúde recebem mais vacinas nesse primeiro momento.

Para conferir o ranking na íntegra com a colocação de todos os municípios do estado clique aqui
Imprimir