Imprimir

Notícias / Cidades

Sinop Energia comemora Dia Mundial da Segurança no Trabalho com mais de um ano sem acidentes

Da Redação - Michael Esquer

Nesta quarta-feira (28), Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, a Usina Hidrelétrica Sinop, da Sinop Energia, comemora a marca de mais de 365 dias sem registros de acidentes de trabalho, o que também equivale a mais de um milhão de horas trabalhadas. Instituído mundialmente pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), no Brasil, a data comemorativa foi adotada dois anos depois por meio da Lei nº 11.121/2005.

Leia também:
Programa da Sinop Energia refloresta área equivalente a cerca de 250 campos de futebol em MT

De acordo com Segundo Emilien Florentin, assessor técnico da diretoria da Sinop Energia, o trabalho de prevenção realizado pela companhia na área de segurança foi fundamental para o alcance da marca. "O primeiro ano de operação da usina foi desafiador, especialmente do ponto de vista técnico, mas o primeiro trimestre de 2020 foi decisivo para consolidação da organização da área de segurança, a partir da realização de uma série de eventos educativos e de conscientização", disse Florentin.  

De acordo com informações da assessoria da concessionária, a gestão e acompanhamento das áreas de segurança e medicina do trabalho vai desde a correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) até a sinalização adequada dos ambientes e a realização de eventos periódicos de cunho educativo. Com isso, foi possível prevenir e eliminar os riscos de acidentes e lesões que resultem em afastamentos involuntários ou até em óbitos no ambiente de trabalho.  

Metas

Entre as principais metas das grandes companhias estão as certificações técnicas na área de segurança. As mais almejadas são a OHSAS 18001, voltada para a identificação e eliminação de riscos e perigos no ambiente de trabalho, e a ISO 45001, norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).  

"A segurança é um processo interativo de melhoria permanente, por isso incentivamos todos os colaboradores a compartilharem de forma proativa as dificuldades e as situações de risco eventualmente encontradas, com o objetivo de estruturarmos esse processo de melhoria e conquistarmos a certificação ISO45001 até o final do ano 2022", comentou Emilien sobre o objetivo da organização.  

Prevenção de acidentes

A prevenção de acidentes é desafio de grande parte das empresas, especialmente aquelas que operam parques industriais ou empreendimentos de grande porte. Segundo artigo da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, publicado em 2020, estima-se que ocorreram cerca de 1,7 milhão de acidentes de trabalho com afastamento no país em 1972. 

Em 2019, porém, foram autorizados pelo INSS pouco mais de 193 mil benefícios para acidentados. Apesar dos indicadores evidenciarem redução nos registros de acidente de trabalho, a adoção de medidas que resultem na incorporação de atitudes preventivas ao dia a dia das empresas ainda é um ponto de atenção. O Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho estima que ainda haja grande número de subnotificações fora dos grandes centros.  (Com assessoria)
Imprimir