Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitura abre pré-cadastro para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e grávidas em grupo de risco

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

A prefeitura de Cuiabá abre, nesta terça-feira (4), o agendamento para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, grávidas com comorbidades com mais de 18 anos, e pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos. A vacinação deve começar na sexta-feira (7), com doses de vacinas da Pfizer.

Leia também:
Após idosos, vacinação em Cuiabá segue com gestantes e pessoas com Síndrome de Down, mas ainda não há data

Para se cadastrar, as pessoas devem entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios.

Na primeira fase deste grupo serão contemplados:

- Pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos;
- Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos;
- Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;


Este grupo começará a ser vacinado com a vacina da Pfizer, na sexta-feira (07), no Centro de Eventos do Pantanal. "Importante ressaltar que gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades quando forem se vacinar deverão obrigatoriamente levar um laudo médico comprovando a comorbidade, que deve estar contemplada na lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde (anexada ao fim desta matéria). Pessoas que não apresentarem o laudo, ou cuja comorbidade não esteja na lista do Ministério, não serão vacinadas. Da mesma forma, pessoas com Deficiência Permanente precisam levar um documento ou o cartão que comprove o cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada para serem imunizadas", diz nota da Prefeitura.

Interior

Em Rondonópolis (219km de Cuiabá), a vacinação com comorbidades já foi iniciada. A  partir de quarta-feira (5) começam também a ser imunizadas as gestantes e mulheres no pós-parto com comorbidades e com mais de 18 anos com a primeira dose.

A partir desta quarta-feira, passam a poder tomar a primeira dose da vacina, as pessoas com mais de 57 anos e que tenham alguma das comorbidades constantes na lista definida pelo Ministério da Saúde.

Nesta semana continuam sendo vacinados os imunossuprimidos independente da idade. A vacinação acontece no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que já conta com essas pessoas cadastradas. No Centro de Nefrologia e em clínicas de hemodiálise a vacinação também está em andamento nesta semana. Nestes locais, são vacinados os pacientes renais crônicos que estão em tratamento, independente da idade. Na Apae, segue a imunização das pessoas com Síndrome de Down.

Veja a lista de comorbidades:

Diabetes mellitus
Qualquer indivíduo com diabetes

Pneumopatias crônicas graves
Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos

Hipertensão arterial estágio 3
PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade

Hipertensão arterial estágios 1 e 2
PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e estágios 1 e 2 com 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)
IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária

Cardiopatia hipertensiva
Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo)

Síndromes coronarianas

Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras)

Valvopatias

Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras)

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos

Arritmias cardíacas

Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras)

Cardiopatias congênita no adulto

Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento 33

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados miocárdico.

Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência)

Doença cerebrovascular
Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular Doença renal crônica

Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunossuprimidos
Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves
Doença falciforme e talassemia maior

Obesidade mórbida
Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40

Síndrome de down
Trissomia do cromossomo 21

Cirrose hepática
Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C
 
Imprimir