Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Vacinômetro: 12,9% da população de MT recebeu primeira dose contra Covid-19; município que mais aplicou chega em 40,7%

Da Redação - Michael Esquer

Até às 14h desta sexta-feira (7), Mato Grosso vacinou 456.645 pessoas com a 1ª dose de um das vacinas contra o novo coronavírus que foram distribuídas ao estado. Desse número, 215.175 receberam a 2ª dose. O número dos que tomaram as duas doses equivale a 47,12% dos que tomaram a 1ª dose. Ao todo, foram 671.820 doses administradas no estado, o que corresponde a 67,09% do total recebido do Ministério da Saúde, 1.001.280. Proporcionalmente, Porto Estrela (190 km de Cuiabá) é o município que mais vacinou: 40,7% da população recebeu a 1ª dose.

Leia também:
Olhar Direto lança mapa interativo para acompanhar vacinação contra a Covid-19 nos municípios do estado

Nesta semana, o município de Nossa Senhora do Livramento (região metropolitana de Cuiabá) ocupou a quinta colocação como o que, proporcionalmente, mais vacinou. No total, foram 3.982 aplicações de primeiras doses, o que corresponde 30,39% da população da cidade. Quanto as segundas doses, foram 1.220 imunizações, ou também 9,31% dos habitantes.

Entre as vacinas que estão em uso, estão a CoronaVac e a de Oxford/AstraZeneca, ambas administradas em duas doses. Os dados são do portal do Ministério da Saúde, Localiza Sus, que compila os dados das secretarias estaduais de saúde enviados à Rede Nacional de Saúde (RNDS).

Em relação ao número de habitantes, a cobertura dos vacinados com a 1ª dose no estado representa 12,95% da população mato-grossense. Quanto aos vacinados com as duas doses, o valor ainda está estacionado em 6,1%.

Confira no Mapa da Vacinação contra a Covid-19 do Olhar Direto as informações de todos os municípios do estado:

Mato Grosso

 456.645 pessoas vacinadas com a 1ª dose

 12,95% da população vacinada com a 1ª dose

 6,1% da população vacinada com a 2ª dose

 

Made with Flourish


Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Confira alguns destaques que o Olhar Direto apresenta sobre a situação nos municípios do estado:    
As vacinas

Mato Grosso conta com duas vacinas em uso: a CoronaVac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac, e a desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca com a universidade inglesa de Oxford. Ambos os imunizantes exigem aplicação de duas doses para que sejam eficazes. Abaixo a quantidade doses aplicadas de cada laboratório no estado:
 
Metodologia

O Mapa da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso é composto por dados coletados do portal do Ministério da Saúde — COVID19 Vacinação Doses Aplicadas, que compila as informações enviadas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) por todos os municípios do país.

A seleção e pesquisa dos números de Mato Grosso dentro da plataforma será realizada pela Olhar Direto toda sexta-feira e levará em conta o número de doses recebidas e aplicadas (dose 1 e 2) dos 141 municípios do Estado. 

Quanto a cobertura vacinal, esta é calculada levando em consideração a população estimada de cada município do estado em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Dados de 7 de maio às 14h)
Imprimir