Imprimir

Notícias / Cidades

Sem equipamento de ventilação mecânica, dentista morre vítima da Covid-19 em Mato Grosso

Da Redação - Marcos Salesse

Após passar dias internada, a cirurgiã dentista Jussara Rodrigues Barbosa, de 41 anos, morreu neste domingo (9), por conta de complicações causadas pela Covid-19. A profissional estava internada em uma unidade de saúde de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá) e desde abril a família buscava ajuda para adquirir um equipamento de ventilação mecânica, que custava em torno de R$ 400 mil. Apesar do esforço para levantar a quantia, Jussara acabou não resistindo e faleceu.

Leia mais: 
Operação Dispersão IV aplica R$ 40 mil em multas no fim de semana

O aparelho buscado pela família é conhecido também como pulmão artificial, utilizado para pacientes em estado grave. Descrito na área médica como ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), o tratamento vem demonstrando bons resultados, entretanto, ainda são poucas as unidades que dispõem deste tipo de aparelho. 

Nas redes sociais amigos e familiares da dentista publicaram mensagens de carinho e apoio ao esposo e aos pais de Jussara. “Sem palavras para tamanha dor que é saber que nunca mais te verei, minha querida e amada amiga. Que Deus conforte o seu paizinho e seus irmãos”, escreveu uma das colegas da dentista. 

O esposo da profissional publicou em seu perfil uma mensagem de despedida para a esposa. “A gente vai sentir tua falta, amor. Você foi melhor mulher que Deus pois em meu caminho. Você me ensinou tudo de bom”, afirmou. 

 

A gente vai sentir tua Falta amor, vc foi melhor mulher que Deus pois em meu caminho vc me ensinou tudo de bom de melhor...

Publicado por Rodrigo Esquinelato em Domingo, 9 de maio de 2021

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT) também se manifestou sobre o falecimento de Jussara. “Aos familiares, amigos e colegas, o Conselho presta os sinceros sentimentos pela perda”, disse em nota. 

Covid-19 em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (10), 374.460 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.217 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Apenas nas últimas 24 horas foram registradas 68 mortes pela doença, entre elas a de um jovem de 25 anos de Cuiabá.
Imprimir