Imprimir

Notícias / Cidades

Mesmo com nota técnica, pessoas que vivem com HIV ainda não podem ser vacinadas no SAE do Grande Terceiro

Da Redação - Marcos Salesse

Apesar da nota técnica publicada pela Prefeitura de Cuiabá na última sexta-feira (7), pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ainda não podem ser vacinadas contra a Covid-19 no SAE do Grande Terceiro. A unidade, considerada referência no atendimento a esta população, não está preparada para receber as doses, mesmo com o adiantamento da vacinação do grupo de 50 a 54 anos com comorbidades para esta quarta-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda não há uma data para o início da vacinação no local. 

Leia mais: 
Mato Grosso registra 36 mortes nas últimas 24 horas e totaliza 10.285 óbitos em decorrência do novo coronavírus

De acordo com a nota informativa publicada pela SMS, a escolha da unidade como um dos pontos de vacinação visa minimizar os riscos de quebra de sigilo quanto ao diagnóstico destes pacientes. Entretanto, até o momento todas as pessoas que vivem com HIV e podem ser vacinadas precisam se deslocar para outros locais, como o Centro de Eventos do Pantanal, para tomar a primeira dose do imunizante. 

Questionada sobre os riscos da quebra de sigilo, assegurado pelo Projeto de Lei 7658/14, a pasta afirmou que as pessoas podem emitir diretamente no SAE do Grande Terceiro um guia que comprova a comorbidade sem atestar necessariamente qual o diagnóstico. 

Mesmo sem uma previsão exata de quando as vacinas estarão disponíveis, as pessoas que preferirem tomar o imunizante na unidade devem seguir o seguinte passo-a-passo: 

1. Acesse o site cadastro.vacinacuiaba.com.br 

2.Clique em “Aceitar e Continuar” no quadro pré-cadastro 

3.Selecione a opção “Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos” e clique em próximo passo 

4.Selecione a opção “Centro de Evento do Pantanal – Portaria” e clique em “Próximo Passo” 

5.Preencha todos os dados do solicitante destacados como “obrigatório”. Na opção “Estabelecimento”, informe qual unidade está vinculado (SAE Grande Terceiro, SAE Regional Norte ou CERMAC) e na seção “Comorbidade Relacionada” selecione a opção “Imunossuprimidos”. 

6.Clique em “Enviar Cadastro

Na data da vacinação, o paciente deverá estar munido dos seguintes documentos: QR Code com as informações de data, horário e local de vacinação (impresso); Documento oficial com foto; Guia de encaminhamento para vacinação assinado por profissional de saúde, disponível no SICLOM, em caso de usuários vinculados na unidade do CERMAC.
Imprimir