Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sinop Energia destina 55 toneladas de lixo para reaproveitamento

Da Redação - José Lucas Salvani

Ao longo de 2020 e 2021, a Sinop Energia destinou 55 toneladas de resíduos recicláveis e industriais foram destinados para reutilização, respeitando a legislação ambiental. Neste sábado (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Leia também:
Governo reforça efetivo para frear crimes ambientais; veja lista dos dez municípios que mais desmatam

Neste ano, a arrecadação dos materiais recicláveis, como plástico e papelão, foi 280% maior do que em 2020, ano em que a empresa arrecadou quase 6 toneladas. Já os resíduos sólidos industriais, diminuíram mais de 97%.

O processo de reaproveitamento começa com os colaboradores da Sinop Energia, que realizam o descarte do lixo gerado em coletores específicos para cada tipo de material. Em seguida, estes materiais são direcionados para a Central de Resíduos da companhia, onde permanecem separados conforme a classificação específica, para serem recolhidos pela Canaã Norte, que realiza a destinação final de todos os resíduos, incluindo a reciclagem. Na próxima semana, técnicos especializados da Canaã orientarão os funcionários da Sinop Energia para reforçar a classificação correta de cada resíduo.

Cada tipo de material recebe sua destinação conforme a classificação, obedecendo a legislação ambiental, e pode ser reutilizado de diversas formas. O óleo usado nas máquinas, por exemplo, passa pelo coprocessamento e são reaproveitados na fabricação de cimento. Os materiais com potencial para reciclagem, como papelão e plástico, são triturados para confecção de novos insumos. Já os que não são passíveis de reaproveitamento, são encaminhados para o aterro sanitário licenciado e com monitoramento de emissão poluente e do lençol freático.

O gerenciamento de resíduos é o conjunto de atividades que englobam as etapas de segregação, coleta, transporte e destinação final e correta do lixo para que não haja descarte no meio ambiente.

Outra ação sustentável que envolve os colaboradores, é a arrecadação voluntária de óleo de cozinha. A Sinop Energia, junto com a Canaã Norte, implementou um Ecoponto onde os funcionários que utilizam o produto em suas casas podem depositar voluntariamente as sobras no tambor de coleta, evitando que o descarte seja feito de maneira inadequada, danificando as tubulações e contaminando a natureza. O óleo é arrecado pela empresa para que seja reaproveitado na fabricação de novos produtos como biodiesel, cosméticos e rações animais.

Para a população local, a Canaã Norte também se disponibiliza a receber os óleos de cozinha usados, de preferência sem resíduos e armazenados em garrafas pets. Basta levar as sobras do líquido na base da empresa para que o produto receba o tratamento adequado e seja reaproveitado. Dessa forma, todos garantem o perfeito funcionamento dos dutos de suas casas e ainda contribuem com meio ambiente.
Imprimir