Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Fiscalização destrói pontes, acampamento e trator utilizados por infratores no município líder em desmatamento

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Agentes da Operação Amazônia realizaram ação que resultou na demolição de quatro pontes, cinco acampamentos e a destruição de um trator de pneu. O alvo foi o município de Colniza, 1.050km distante de Cuiabá, cidade número um no ranking de desmatamento em Mato Grosso.

Leia também: 
Governo reforça efetivo para frear crimes ambientais; veja lista dos dez municípios que mais desmatam

As pontes demolidas seriam o meio de acesso para áreas de preservação permanente. Os infratores usam rotas clandestinas para acessar Unidades de Conservação Estação Ecológica do Rio Roosvelt, do Rio Madeirinha, e Parque Estadual Tucumã.

Ação que aconteceu nos dias 2 e 3 de junho, resultou na demolição de quatro pontes que garantiam acesso nas áreas preservadas e protegidas. Cinco acampamentos usados pelos infratores foram destruídos. Encontrado dentro do Parque Estadual Tucumã, um trator de pneu também foi desmantelado.

“Amazônia” foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Flora, em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). 

As equipes não flagraram infratores, mas realizam levantamento para apurar possíveis responsáveis pelos crimes ambientais constatados no interior das Unidades de Conservação. 

Operação Amazônia

A Operação Amazônia intensifica as ações de fiscalização de crimes ambientais com o reforço das forças de Segurança, o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, o embargo de áreas, a apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

Integram a iniciativa as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF) e Ibama.
 
Imprimir