Imprimir

Notícias / Cidades

Vídeo mostra troca de seringas durante aplicação de vacina contra Covid-19; enfermeira é afastada

Da Redação - Fabiana Mendes

Vídeo que circula nas em grupos de WhatsApp mostra a troca de seringas durante aplicação da vacina contra Covid-19 no posto que fica no Ginásio 'Fiotão'. O episódio aconteceu no último sábado (19), e o secretário de Saúde do Município, Gonçalo Barros garante que o homem foi imunizado com a primeira dose da Astrazeneca e inclusive teria apresentado reações. A enfermeira mostrada no vídeo foi afastada. 

Leia também:
Prefeitura de Cuiabá abre cadastro de lactantes com bebês de até um ano de idade

Em entrevista ao Olhar Direto, o titular da Pasta esclareceu a situação. Segundo ele, são deixadas algumas seringas com o imunizante dentro do isopor para dar agilidade no atendimento. Porém, o homem exigiu que fosse aspirado na hora e pediu que sua esposa filmasse, quando teria ocorrido a troca supostamente acidental.

“Foi erro de uma das enfermeiras, que acabou confundido. O vídeo é bem esclarecedor e eu explico. O que aconteceu é que gozando dos direitos do cidadão que vai tomar a vacinar, o senhor João exigiu que ele gostaria de presenciar a enfermeira aspirar a seringa para aplicar a vacina, quando houve a troca pela seringa que estava guardada. Reconhecemos o erro e no mesmo instante fui informado”, asseverou Gonçalo.



Ainda conforme o secretário, nesta segunda-feira (21), ele se encontrou com o homem, que afirmou não ter dúvidas que recebeu a vacina. Relatou inclusive dor no braço, uma das reações mais comuns entre aqueles que recebem a Astrazeneca.

Mesmo assim, depois de 15 dias da aplicação da dose, será realizado um exame para confirmar a presença de anticorpos no homem. A enfermeira que cometeu o erro foi afastada para receber um treinamento de reciclagem.

Em vídeo enviado a reportagem, ele detalha o caso. Veja abaixo:

 
Imprimir