Imprimir

Notícias / Cidades

Previsões confirmam nova frente fria e queda na temperatura a partir de quarta-feira

Da Redação - Fabiana Mendes

Os institutos de meteorologia confirmam a chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso. Inicialmente, ela estava prevista para começar na sexta-feira (30), mas adiantou e já poderá ser sentida nesta quarta-feira (28). Esta é a terceira intensa massa de ar polar em cerca de um mês no Brasil.  

Leia também:
Frente fria mais intensa do século pode chegar a Mato Grosso na próxima semana
 
Na semana passada, pesquisadores do MetSul Meteorologia indicavam que haveria uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a de julho, que em alguns momentos chegavam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente do país.  

Entretanto, haviam alguns pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade.

Os cenários ficaram mais claros com a proximidade do evento meteorológico e conforme as atualizações neste fim de semana, a massa de ar polar de forte intensidade ingressará no Brasil entre terça e quarta-feira (27 e 28).

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta a mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC na quarta em Cuiabá.

Já na quinta-feira, a temperatura cai ainda mais e pode chegar a 12ºC. A máxima não passa de 25ºC. Na sexta-feira (10), os termômetros ficam entre 10ºC e 28ºC. No sábado (13), a mínima é de 13ºC e a máxima de 33ºC.

Ainda conforme o CPTEC, a frente fria vai perdendo força com o passar dos dias em Mato Grosso e a temperatura subindo gradativamente. Em outros pontos do Brasil, ela pode durar até sete dias com temperaturas negativas.
Imprimir