Imprimir

Notícias / Política BR

Apesar de planejamento para novas concessões, União não tem poder para impedir ferrovia estadual em MT, afirma Bolsonaro

Da Redação - Airton Marques

Apesar de o Ministério da Infraestrutura já ter um planejamento quanto à concessão de novas malhas ferroviárias, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo federal não tem poder para impedir que Mato Grosso e outros estados construam ferrovias estaduais.

Leia também:
“Não tenho compromisso com ninguém de Mato Grosso”, afirma Bolsonaro sobre apoio para 2022

O governador Mauro Mendes (DEM) lançou, no fim de julho, chamamento público para a concessão de trecho que irá interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.

#OLHO#
“O Tarcísio tem todo um planejamento para concessões dessas ferrovias. Se o governador quiser fazer, é um direito dele. Fazer esse investimento, junto com a iniciativa privada. Do nosso lado, temos um planejamento que quem investe nessa área está feliz conosco. Agora, se alguém quiser atravessar, atravessa. Não vamos impedir, nem temos poder pra isso”, afirmou, nesta terça-feira (17), durante entrevista à Rádio Capital FM.

O questionamento feito a Bolsonaro se deve a rumores de que o ministro Tarcísio de Oliveira (Infraestrutura) poderia proibir a concessão de ferrovias pelos estados, incluindo tal impedimento na medida provisória já em estudo pelo governo federal, para criar um novo marco legal para as ferrovias e disciplinar a criação de novos empreendimentos no setor.

A possibilidade fez com que Mauro buscasse os senadores Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD) para uma solução política.

Sem citar a elaboração da medida provisória, Bolsonaro afirmou que a partir da concessão, as responsabilidade passa a ser “exclusiva” do governador.
Imprimir