Imprimir

Notícias / Cidades

Bombeiros recebem maquinário e aguardam segunda aeronave para combate a incêndio no Pantanal

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua na força-tarefa  para controlar o incêndio no Pantanal  que teve início na tarde nesta sexta-feira (27).  Fogo continua ativo e os militares estão em solo para controlar, além do reforço de uma aeronave modelo Air Tractor, lançando 1.800 litros de água nos pontos com maior incidência.

Leia também 
Prefeitura oferece tratamento contra o tabagismo; saiba onde procurar ajuda

 
O avião desta operação foi contratado pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso. Incêndio foi inicialmente registrado no Km 103 da Transpantaneira.
 
Neste domingo (29), mais uma guarnição de militares  foi integrada na operação para fortalecer  os trabalhos.  Outra tratativa em andamento, é o enviou de uma segunda aeronave da Defesa Civil que pode entrar em operação a qualquer momento. Além disso, a Secretaria  estadual de Meio Ambiente  (Sema) está enviando maquinários (uma pá carregadeira e dois tratores esteira) para dar apoio.
 
Ao que tudo indica, o incêndio é fruto de uma ação criminosa. O indício para isso, segundo os bombeiros, é que há vários pontos de fogo na vegetação, alguns próximos e outros mais distantes. 
 
O combate aos incêndios nesta região é extremamente difícil, com poucos acessos pela estrada, além do enorme volume de grande vegetação seca, uma área com muitos brejos. O vento forte também dificulta o trabalho, o fogo tem maior facilidade de propagação.
 
Policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Mato Grosso estão realizando rondas ostensivas no local do incêndio para inibir outras práticas de crimes, além de encontrar os suspeitos.
Imprimir