Queimadas na Transpantaneira deixam rastro de sofrimento e morte na fauna; veja imagens
Da Redação - Isabela Mercuri
O incêndio de grandes proporções que atinge a região da Transpantaneira, no Pantanal mato-grossense e já consumiu uma área equivalente a 12,6 mil campos de futebol deixou, além da grande área destruída, um rastro de sofrimento e morte aos animais da fauna local. O repórter fotográfico Rogério Florentino foi até o local no último domingo (5) e registrou alguns bichos atingidos que foram resgatados.
O fotografo acompanhou o trabalho do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que inclusive precisa de doações para continuar seu trabalho (pelo PIX: CNPJ 04.085.146/0001-38 - Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal; ou pela Conta: Banco Bradesco - 237 - Agência 0200 / Conta Corrente 456264-0 / Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal).
A operação para conter as chamas na Transpantaneira foi reforçada com a chegada de mais duas aeronaves e outros 19 brigadistas, na última quarta-feira (1º). A vegetação seca e o vento forte dificultam o trabalho na região.
Cerca de 261 mil litros d’água já haviam sido jogados pelos aviões até a última quinta-feira (2). Segundo o monitoramento por satélite, o fogo já consumiu uma área de 6.300 hectares no km 60 Transpantaneira e outros 2.700 hectares no km 100.
Veja as imagens registradas:
Matéria produzida com apoio do Rainforest Journalism Fund PulitzerCenter.