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Nininho destaca habilidade de Mauro Mendes para acelerar assinatura de concessão para construção da ferrovia

Da Redação - Max Aguiar

O deputado estadual e membro da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, Ondanir Bortolini, popularmente conhecido como Nininho (PSD), destacou a habilidade do governador Mauro Mendes (DEM) em realizar o trabalho de concessão e assinatura para nova ferrovia de Mato Grosso, a primeira estadual do país.

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De acordo com o deputado, o dia 20 de setembro ficará marcado na vida de todos os mato-grossenses. “Esse é o primeiro modal ferroviário estadual do Brasil. Precisamos reconhecer a habilidade do governador Mauro Mendes, que teve o apoio da Assembleia Legislativa, de conseguir convencer o governo federal por meio do ministro de Infraestrutura Tarcísio. Agora estamos diante de um grande momento para toda população”, asseverou Nininho.

O parlamentar lembrou o grande sonho do ex-senador Vicente Vuolo, e também destacou a contribuição do saudoso Olacyr de Moraes. “Nós temos dois gigantes em nossa história, dois homens visionários, os quais merecem ser lembrados com muito respeito”, destacou Nininho.

A nova malha ferroviária terá acesso à malha nacional até o porto de Santos. “Com esse novo investimento o estado vai ofertar mais empregos. É preciso investir neste momento em capacitação. Serão pelo menos 230 mil empregos diretos e indiretos. O estado vai conseguir fomentar e impulsionar a indústria, o comércio e a geração de empregos”, comentou Nininho.

Outro ponto relevante lembrado pelo deputado é a redução no frete ferroviário. “Se o frete ferroviário nos últimos cinco anos teve uma queda de 50%, nos próximos quatro anos vai diminuir um pouco mais. Vale ressaltar que esse meio de transporte não é apenas para insumos agrícolas e commodities, mas de uma variedade de produtos”, explicou.

“Além de todos os benefícios com o desenvolvimento que esse investimento ferroviário vai trazer, nós vamos ter mais segurança em nossas rodovias”, concluiu o deputado.

2025

A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá seja concluído e inicie as atividades em 2025, enquanto a operação de Cuiabá a Lucas do Rio Verde está prevista para 2028. Para os 730 quilômetros de linha férrea, estão estimados cerca de R$ 11,2 bilhões. Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a malha ferroviária no prazo de até 45 anos, onde poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha prestar serviços em Mato Grosso.
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