Imprimir

Notícias / Cidades

Obras de alargamento do viaduto da Miguel Sutil e abertura de túnel da Trigo de Loureiro serão complemento a Jurumirim

Da Redação - Wesley Santiago

O alargamento do viaduto da avenida Miguel Sutil sobre a avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e a abertura do túnel da Trigo de Loureiro, em Cuiabá, projetos que estavam previstos na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ainda serão feitas, apesar de o modal ter sido descartado pelo governador Mauro Mendes (DEM). Conforme a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), elas serão um complemento aos trabalhos que estão sendo feitos na trincheira Jurumirim, que passa por reforma.

Leia mais:
Túnel que desafogará trânsito na região da rodoviária deve custar R$ 2,5 milhões
 
Em resposta a um dos questionamentos feitos no anteprojeto do Ônibus Rápido de Transporte (BRT), a Sinfra pontuou que as obras de alargamento do viaduto e a abertura do túnel foram retiradas do projeto do novo modal e serão executadas separadamente pelo Governo do Estado como complementação à saída/entrada da trincheira Jurumirim.
 
Ainda segundo a Pasta, o projeto executivo encontra-se concluído e será iniciado o processo licitatório desta obra após alcançadas as licenças ambientais e municipal necessárias.

Veja como deverá ficar o trajeto nas avenidas Miguel Sutil e do CPA após a conclusão das obras:


 
Túnel Trigo de Loureiro
 
A obra consiste na escavação para liberação do túnel, que hoje está aterrado e intervenções pontuais na área.
 
O projeto, que ligará os bairros Consil e Araés, tem como objetivo tornar o trânsito mais dinâmico na região. A expectativa é que o túnel desafogue o trânsito das avenidas Marechal Deodoro, CPA, e Miguel Sutil. Isso porque a ‘travessia’ entre os dois bairros será facilitada.
 

O ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Antenor Figueiredo, tentou durante sua gestão assumir a obra, mas – segundo ele – não houve tempo para colocar o projeto em prática.
 
“Ali eu tentei, mas não tive o tempo necessário para terminar. Cheguei até a pedir para o Governo do Estado para que a gente tocasse o projeto, porque o túnel já está escavado, pronto. Faltam poucas coisas. Seria de grande ajuda para o trânsito da Miguel Sutil, avenida do CPA e região”, disse Antenor à época.
Imprimir