Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro Mendes recebe Doria no Palácio Paiaguás e ouve elogios quanto à ferrovia estadual

Da Redação - Isabela Mercuri

O governador Mauro Mendes (DEM) recebeu no Palácio Paiaguás, na noite da última sexta-feira (24), o governador de São Paulo, João Doria, que esteve em Cuiabá para participar de um evento do PSDB enquanto candidato às prévias do partido, fez a visita de cortesia.

Leia também:
Mauro recebe Doria no Palácio Paiaguás e recebe elogios quanto à ferrovia estadual
 
Em suas redes sociais, Mauro afirmou que apresentou a Doria as potencialidades de Mato Grosso e as “ações de governo que estamos realizando para alavancar a economia e melhorar a vida dos mato-grossenses”.
 
Além disso, Mauro afirmou que o tucano “destacou a importância de Mato Grosso para a produção agrícola de todo o país e também as nossas medidas de gestão em prol da logística, como a autorização da Ferrovia Estadual, que fizemos nesta semana”.
 
O governador de São Paulo elogiou a gestão de Mendes: "Tive uma excelente impressão do Estado de Mato Grosso. Da boa gestão que está sendo feita aqui, da proteção ambiental, onde há um esforço para a recuperação de matas ciliares, de evitar o desmatamento e de harmonizar o entendimento entre o agro e o meio ambiente. A capacidade de expansão na produção agrícola aqui é impressionante", afirmou.
 
Doria ainda destacou as ações da gestão para melhorar a infraestrutura, a exemplo dos 2500 km de asfalto que serão entregues até 2022 e a autorização para a 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso, lançada nesta semana e lembrou que Mauro Mendes também atuou para obter a concessão antecipada da Malha Paulista, corredor logístico de grande importância para ambos os estados.

"Saio muito bem impressionado. A cooperação para o ramal Paulista, onde os trilhos que cruzam São Paulo e vem até o Estado de Mato Grosso ajudam a escoar a produção, foi uma ação conjunta do governador Mauro Mendes conosco, junto ao TCU, STF e Ministério da Infraestrutura para que essa linha pudesse ser reativada e modernizada com investimento privado, principalmente, e hoje ela está funcionando e ajudando a escoar essa maravilhosa produção agrícola de Mato Grosso até o Porto de Santos", citou.

Para Dória, a iniciativa pioneira da ferrovia estadual é outro acerto da gestão. "A ferrovia estadual é uma boa iniciativa. Tudo aquilo que contribui para o escoamento da produção melhora a velocidade para que isso chegue aos entrepostos, reduz o custo-brasil e torna mais competitiva a produção. Uma iniciativa positiva é que merece ser aplaudida", pontuou.

Mauro Mendes também reforçou que essa parceria em prol da Malha Paulista no ano passado que também contou com a ajuda da bancada federal de Mato Grosso, ajudou a possibilitar o lançamento da ferrovia estadual que se conecta com a malha ferroviária nacional.

"Tivemos sinergia para resolver a questão da Malha Paulista e essa solução viabilizou trazer a ferrovia estadual. A ferrovia tem grande capacidade de capturar carga e Mato Grosso é o maior produtor brasileiro do agronegócio".
"Vamos chegar, nos próximos anos, a 130 milhões de toneladas e isso tem que ser escoado. Teremos que mandar para o Brasil, e São Paulo é um grande estado consumidor, tem uma indústria desenvolvida com a qual poderemos desenvolver relações e trazer produtos, insumos e matéria prima, e devolver produtos manufaturados ao principal polo de consumo que é a região sudeste", completou.
Imprimir