Imprimir

Notícias / Política MT

De olho na saída de secretários para eleições, Thiago afirma que MDB tem bons nomes para compor staff de Mauro

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

De olho na saída de secretários que pretendem disputar as eleições de 2022, o deputado estadual Thiago Silva revelou que o MDB ainda não desistiu de conquistar mais espaço dentro do Governo Mauro Mendes (DEM). O partido aposta na sua força, com quatro deputados estaduais e dois federais, além de comandar municípios que, juntos, representam mais de 30% da população mato-grossense.

Leia também:
Salles elogia governo, mas pondera que estado não estava tão ‘caótico’ como Mauro afirma

“O MDB ajudou a eleger o governador Mauro Mendes, porém desde o inicio o partido numa pressionou para ampliar sua participação. Da mesma forma que defendemos o nome de Mauro em 2018, nós precisamos participar efetivamente das discussões”, afirmou Thiago.

“Acredito que agora em dezembro tem uma reforma administrativa, até porque alguns secretários deverão ser candidatos a deputado, e o MDB tem vários nomes preparados para assumir secretarias”, completou.

Desde o início da gestão, em 2019, o MDB ocupa o comando da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), com o deputado Silvano Amaral. No início do ano, por articulação do presidente regional, deputado federal Carlos Bezerra, o próprio Thiago foi convidado a assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O parlamentar, no entanto, recusou o convite.

Sobre a possibilidade de assumir algum posto, como na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o deputado desconversou. Afirmou que continua cumprindo o compromisso firmado com sua base e que deve buscar sua reeleição, o que inviabiliza se tornar secretário, já que teria que se desincompatibilizar do cargo logo no início do ano, seis meses antes do pleito.

Em relação à disputa pelo Palácio Paiaguás, o parlamentar afirmou que o Diretório Estadual ainda não bateu o martelo, mas que a tendência é de que a legenda continue apoiando Mauro, em uma eventual disputa à reeleição. Sobre o movimento liderado pelo Prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, que busca formar um grupo de oposição e não descarta enfrentar o governador nas urnas, Thiago pontuou que o gestor ainda não levou tal proposta aos membros da diretoria estadual, mas que o partido irá discutir todos os cenários e estará unificado nas próximas eleições.

Quanto à reforma administrativa citada por Thiago, o governador garante que nenhuma mudança é prevista e que qualquer conversa nesse sentido não passa de especulação. Ele confirma, no entanto, que alguns secretários demonstram interesse em disputar um cargo eletivo e que terão que deixar o cargo dentro do prazo legal. Nos bastidores, os principais nomes com pretensão eleitoral são: Giberto Figueiredo (Saúde), Alan Santos (Educação) e Beto Dois a Um (Cultura, Esporte e Lazer).
Imprimir