Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro não deve aderir a consórcio e critica meta sobre redução da emissão de carbono: ‘deixar para 2050 é jogar para galera’

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou as metas de redução de emissões de carbono e afirmou que não deve aderir ao Consórcio Brasil Verde, que está sendo criado pelo Fórum de Governadores em resposta à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com o democrata, estabelecer meta para apenas 2050 é empurrar os problemas ambientais para frente.

Leia também:
“Acredito que isso daí já seja o máximo que o Governo pode dar”, diz PGE sobre RGA de 6,05%

“Consórcio Brasil Verde é um consórcio que tem lá os seus objetivos respeitados e até louváveis, porém o estado de Mato Grosso tem estratégias um pouco diferentes. Nós estamos finalizando um estudo que vai poder comprovar, diferente de muitos, qual é a meta que nós vamos poder assumir em termos de redução, de zerar as emissões de carbono", declarou.

#OLHO#
"A maioria dos estados estão assumido isso para 2050, daqui 30 anos. Meu Deus, assumir um compromisso para daqui 30 anos, pra mim, é jogar pra galera, jogar lá pra frente. Então, eu não vou fazer isso, assinar um documento e empurrar o problema para que um dia ele exploda no colo de alguém”, completou.

Ainda de acordo com Mauro, o governo finaliza um estudo consistente, elaborado com participação de diversos setores, como a iniciativa privada. O gestor avalia que a proposta pode ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro.

Uma das principais funções do consórcio será atuar no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no Protocolo de Kyoto e com a ONU.

Os governadores ainda debatem a minuta de criação do grupo e estabelece objetivos, boa parte deles ligada à “economia verde”. Os gestores ainda querem estimular O Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e implementar uma política de incentivo à inovação com menos impacto ambiental. Além disso, também está nas metas um inventário das principais fontes de emissões de gases do efeito estufa do país.
Imprimir