Imprimir

Notícias / Educação

Seduc anuncia retorno 100% presencial da rede pública estadual em meio à baixa adesão ao regime semipresencial

Da Redação - Michael Esquer / Da Reportagem Local - Max Aguiar

O retorno das atividades pedagógicas em regime 100% presencial deve acontecer no próximo dia 18 de outubro em Mato Grosso. No último dia 3 de agosto, as aulas presenciais na rede estadual retornaram com 50% da capacidade, porém, deste valor, apenas 68% tem frequentando as unidades escolares, número considerado baixo pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). As afirmações foram dadas nesta quinta-feira (7) por Alan Porto, secretário da pasta. 

Leia também:
Márcia Pinheiro recebe representantes de dez municípios durante noite premiação no Miss Universo Mato Grosso

Na ocasião, o secretário disse que a decisão baseia-se, entre outras coisas, no avanço da vacinação e na eficácia no cumprimento das medidas de biossegurança nas escolas. Na última semana, por exemplo, entre estudantes e professores, apenas três casos de Covid-19 foram registrados em todo o território mato-grossense. 

“Falavam que quando a gente voltasse ia ter explosão de casos e até agora isso não passou de mentira", disse. “Hoje, praticamente todos os profissionais da educação já tomaram a segunda dose. O estado avança na faixa etária dos adolescentes de 12 a 17 anos, enviando vacina aos 141 municípios”, destacou. 

O secretário também apresentou a demanda de várias unidades escolares para o retorno 100% presencial das atividades. Ele citou ainda o exemplo da cidade de Canarana, que planeja a volta às aulas em regime presencial também na mesma data agendada pela Seduc-MT.
 
“Hoje mesmo falei com o presidente da [União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso] Undime da própria cidade dele, lá de Canarana, dia 18 também vai retornar 100% presencial. Mas ele disse que tem Tangará, tem Campo Verde, e outras cidades já voltando”, relatou. 

Porto ainda disse que, neste momento, 63 dias após o retorno presencial das atividades com 50% da capacidade das unidades escolares, e com o investimento de mais de R$ 67 milhões feitos pelo Estado na Educação, o objetivo da pasta é combater a evasão escolar e recuperar a aprendizagem dos alunos com 100% de regime presencial. O retorno, porém, não se aplica a estudantes com comorbidades.

“Nós retomamos no dia 3 de agosto com 50% da capacidade e desses 50%, nós temos hoje, em média, 68% dos estudantes frequentando as aulas”, declarou. “Essa média, a gente comparou com outros municípios e outros estados ela varia entre 65% e 70% e está acontecendo no país inteiro”, finalizou. 
Imprimir