Imprimir

Notícias / Cidades

Força-tarefa contra tráfico de drogas cumpre mandados em MT e mais três estados

Da Redação - Fabiana Mendes

Operação Joker, com objetivo de combate ao tráfico interestadual de drogas ilícitas, cumpre mandados na manhã desta quarta-feira (27), nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Ao todo são 19 mandados de busca e apreensão, 7 de prisão preventiva e 3 de prisão temporária, todos expedidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Uberaba/MG, além do bloqueio de 27 contas e o sequestro de 27 veículos.

Leia também:
Morador de rua é morto a pauladas na porta de igreja após suposta briga durante a madrugada

A força-tarefa é composta pela Segurança Pública de Uberaba, coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas Polícias Militar de Minas Gerais, Civil de Minas Gerais e Rodoviária Federal.

Com foco no grupo criminoso com atuação no município mineiro, onde há maior concentração de integrantes, as investigações apuraram que os entorpecentes saem do estado do Mato Grosso em direção à Goiânia/GO. Armazenados, são então remetidos para Uberaba/MG, para posterior fracionamento e distribuição a traficantes da região nordeste do estado de São Paulo.

Constatou-se que a associação possui hierarquia e subdivisão de tarefas entre seus integrantes, os quais são facilmente substituídos na ocorrência de prisões.

Foi descoberto ainda que a organização promove a lavagem de capitais auferidos com a atividade ilícita por meio de estabelecimento empresarial e de contas bancárias, de forma fracionada e em espécie.

Também foi revelado que utilizam dados falsos ou de terceiros para o registro dos veículos empregados na atividade ilícita e nos adquiridos com dinheiro proveniente dos crimes.

Os investigados poderão responder pelas condutas previstas nos artigos 33 e 35 combinados com art. 40, inciso V, da Lei 11.343 e art. 1º da Lei 9.613/98.
Imprimir