Imprimir

Notícias / Política MT

Apoio ao governo Mauro "trava" conversa entre Republicanos e Emanuelzinho; deputado deve se filiar ao PDT

Da Redação - Max Aguiar

Parecia que o “martelo já estava batido”, mas tudo mudou nas últimas horas. Durante a semana, com a saída do deputado federal Emanuel Pinheiro do PTB, já era dado como certo nos bastidores que o parlamentar iria desembarcar no Republicanos. Porém, a conversa não passou de um namoro por parte do partido de centro direita. O congressista agora já encaminha boa conversa com o PDT, presidido em Mato Grosso pelo deputado Allan Kardec.

Leia mais:
Após desentendimento com grupo de Gisela, João Batista tem autorização para deixar o Pros

Emanuelzinho foi questionado pela reportagem do Olhar Direto sobre a possibilidade dele ser o novo filiado do Republicanos e até ter sido convidado para presidir o partido em Mato Grosso. Ele desconversou e apenas confirmou que a possibilidade não se firmará porque o partido, no Estado, faz parte da base política do atual governador Mauro Mendes (DEM).
 
"Na verdade, houve sim um convite, mas estamos em conversa firme com o PDT. O Republicanos faz parte da base do Mauro Mendes. Isso também dificulta minha filiação. Por isso, as conversas adiantaram com o PDT, que já nos fez o convite e estamos avaliando. No fim de semana devemos fechar isso", comentou o deputado. A sigla trabalhista tem postura de independência em relação ao atual governo.
 
Atualmente, o último deputado estadual eleito pelo Republicanos é Valmir Moretto. Ele faz parte sim da base política do governador na ALMT e por conta desse "empecilho", o partido perde a filiação de Emanuelzinho, que inclusive estava cotado para ser o novo presidente na vaga de Adilton Sachetti.
 
A reportagem entrou em contato com Allan Kardec, presidente do PDT e que atualmente está afastado dos trabalhos legislativos para fazer uma cirurgia, mas ele não atendeu as ligações. Emanuelzinho deve se reunir novamente com ele no fim de semana, em Cuiabá, e fechar a nova filiação.
 
Apesar de concretizar na conversa, o ato de assinatura só poderá acontecer em abril, quando abre a janela partidária.
Imprimir